Mídia

EUA devolvem obras antigas à Grécia

05/09/2006 00:00

Villa Getty, em Malibu

Créditos da foto: Villa Getty, em Malibu

ATENAS - Duas antigas e inestimáveis peças arqueológicas gregas, das quatro conservadas e expostas nas salas do Museu Vila Getty de Los Angeles, voltaram para Atenas após anos de polêmicas e lutas legais. Desde este dia 30 de agosto, estão expostos no Museu Arqueológico da capital grega.

É o que informa hoje, com destaque, a imprensa grega, afirmando que as duas obras são um baixo-relevo do século VI a.C. proveniente da ilha grega de Thasos; e uma coluna com inscrições do século IV a.C. originária de Viotia (Beócia), na Grécia central.

Enquanto isso, prosseguem as negociações entre o governo de Atenas e o Museu Getty para garantir o retorno à Grécia de outras duas peças arqueológicas, que ainda estão na Califórnia: uma estátua de mármore representando uma "kori" (donzela) em pé, esculpida provavelmente antes do século V a.C.; e uma coroa funerária com folhas de ouro da época helênica, da Macedônia.

Villa Getty, restaurado recentemente, é o único museu nos Estados Unidos dedicado à arte e à cultura da Itália e da Grécia antigas. (ANSA-ANSAmed)


Conteúdo Relacionado