Mídia

Está preparado? Aqui estão todos os dados que o Facebook e o Google têm sobre você

Tomei coragem fui ver o que as empresas de mídia sabem sobre mim: a coleta de nossos dados pessoais vai muito além do que podemos imaginar

02/04/2018 10:12

Dylan Curran

Créditos da foto: Dylan Curran

 
Quer ficar assustado? Vou mostrar quanto de suas informações o Facebook e o Google armazenam sobre você sem que você perceba.

O Google sabe onde você esteve

O Google armazena sua localização (se você tiver o rastreamento de localização ativado) toda vez que você liga seu telefone. Você pode ver uma linha do tempo de onde esteve desde o dia em que começou a usar o Google em seu telefone.

Clique no link para ver os seus dados: google.com/maps/timeline?…

Aqui estão todos os lugares em que estive nos últimos 12 meses na Irlanda. Você pode ver a hora do dia em que eu estava no local e quanto tempo demorei para chegar ali vindo do local anterior.

"Um Google map de todos os lugares em que estive na Irlanda este ano". Foto: Dylan Curran

O Google sabe tudo o que você já pesquisou – e excluiu

O Google armazena o histórico de pesquisas em todos os seus dispositivos. Isso pode significar que, mesmo que você exclua o histórico de pesquisa e o histórico do telefone em um aparelho, talvez ainda existam dados salvos de outros dispositivos.

Clique neste link para ver os seus dados: myactivity.google.com/myactivity

O Google tem um perfil de anúncio de você

O Google cria um perfil de anúncio com base em suas informações, como sua localização, sexo, idade, hobbies, carreira, interesses, status de relacionamento, peso possível (precisa perder 5 kg em um dia?) e renda.

Clique no link para ver os seus dados: google.com/settings/ads/

O Google sabe que aplicativos você usa

O Google armazena informações em todos os aplicativos e extensões que você usa. Sabem com que frequência você usa, onde usa e com quem interage. Isso significa que sabem com quem você fala no Facebook, com que países você está falando, e que horas você vai dormir.

Clique no link para ver os seus dados: security.google.com/settings/secur…

O Google tem todo o seu histórico do YouTube

O Google armazena todo o seu histórico do YouTube, então eles provavelmente sabem se você será pai ou mãe em breve, se você é conservador ou progressista, se é judeu, cristão ou muçulmano, se está se sentindo deprimido ou pensando em suicídio, se está com anorexia...

Clique neste link para ver os seus dados: youtube.com/feed/history/s…

Os dados que o Google tem sobre você equivalem a milhões de documentos do Word

O Google oferece a opção de fazer o download de todos os dados que armazena sobre você. Pedi para fazer o download e o arquivo tem 5,5 GB, o que dá aproximadamente três milhões de documentos do Word.

O link inclui seus favoritos, e-mails, contatos, seus arquivos do Google Drive, todas as informações acima, seus vídeos do YouTube, as fotos que você tirou com seu telefone, as empresas das quais você comprou, os produtos que você comprou através do Google…

Eles também têm dados de sua agenda, suas sessões de Google hangout, seu histórico de localização, a música que você ouve, os livros que você comprou via Google books, os Google groups de que faz parte, os sites que você criou, os telefones que você já teve, as páginas que compartilhou, quantos passos você dá em um dia...

Clique no link para ver os seus dados: google.com/takeout

O Facebook também tem pilhas de dados seus

O Facebook oferece uma opção semelhante de baixar todas as suas informações. As minhas deram aproximadamente 600MB, aproximadamente 400 mil documentos do Word.

Isso inclui todas as mensagens que você já enviou ou recebeu, todos os arquivos que enviou ou recebeu, todos os contatos em seu telefone e todas as mensagens de áudio que enviou ou recebeu.

Clique para ver seus dados: https://www.facebook.com/help/131112897028467

"Uma amostra dos meus dados que o Facebook salvou". Foto: Dylan Curran

O Facebook armazena tudo, desde suas figurinhas do Messenger até seu local de login

O Facebook também armazena o que acha que pode a você interessar com base nas coisas que você curtiu e nos temas sobre os quais você e seus amigos falam (aparentemente, gosto do tópico “garota”).

Aparentemente sem muito sentido, eles também armazenam todas as figurinhas que você já enviou no Facebook (não tenho ideia de por que fazem isso. A essa altura, parece só uma piada).

Eles também armazenam cada vez que você faz login no Facebook, de onde faz o login, a que horas e em que dispositivo.

E armazenam todos os aplicativos que você já conectou a sua conta do Facebook, para que possam saber que me interesso por política, web e design gráfico, que eu estava solteiro entre os períodos X e Y através da instalação do Tinder, e que comprei um telefone HTC em novembro.

(Nota: se você tiver o Windows 10 instalado, esta é uma imagem das opções de privacidade, com 16 submenus diferentes, cujas opções vêm automaticamente ativadas quando você instala o Windows 10)

Opções de privacidade no Windows 10. Foto: Dylan Curran

Eles podem acessar sua webcam e seu microfone

Os dados coletados incluem sua localização, que aplicações tem instaladas, quando as usa, para que as usa, acesso a sua webcam e seu microfone a qualquer momento, seus contatos, seus e-mails, sua agenda, seu histórico de chamadas, as mensagens que envia e recebe, os arquivos baixados , os jogos que joga, suas fotos e vídeos, sua música, seu histórico de pesquisa, seu histórico de navegação e até as estações de rádio que ouve.

Aqui estão algumas das maneiras como o Google obtém seus dados

Eu peguei o documento do Google Takeout com todas as minhas informações, e este é um detalhamento de todas as maneiras de obter suas informações.

"Meu documento do Google Takeout" Foto: Dylan Curran

Este é o documento do histórico de pesquisa, que tem 90.000 entradas diferentes, mostrando até as imagens que baixei e os sites que acessei (mostrei a seção Pirate Bay para deixar claro quanto dano essa informação pode causar).

 “Meu documento de histórico de pesquisa tem 90.000 entradas diferentes” Foto: Dylan Curran

O Google sabe a que compromissos você compareceu e quando

Aqui está meu Calendário Google detalhado, mostrando todos os compromissos que adicionei, se eu realmente cumpri/compareci, e a que horas (aqui se trata de uma entrevista para um trabalho de marketing, com a hora em que cheguei).

“Meu calendário do Google mostrando uma entrevista de emprego a que compareci” Foto: Dylan Curran

E o Google tem informações que você excluiu

Este é meu Google Drive, incluindo arquivos que excluí, como meu currículo, meu orçamento mensal e todos os códigos, arquivos e sites que já fiz, e até mesmo minha chave privada PGP, que deletei, e que uso para criptografar e-mails.



O Google pode saber sua rotina de exercícios

Este é o meu Google Fit, que mostra todos os passos que dei, os momentos em que caminhei para qualquer lugar, e todos os registros de qualquer sessão de meditação / yoga / exercícios que fiz (deletei essa informação e desativei as permissões do Google Fit).



Eles têm anos de fotos

Aqui estão todas as fotos tiradas com o meu telefone, discriminadas por ano, incluindo metadados de quando e onde as tirei.



O Google tem todos os e-mails que você já enviou

Todos os e-mails que já enviei, e os que me foram enviados, incluindo os que excluí ou que foram marcados como spam.



E tem mais

Vou fazer um breve resumo do que há nos milhares de arquivos que recebi em Minha Atividade no Google.

Em primeiro lugar, cada anúncio do Google que visualizei ou no qual cliquei, todos os aplicativos que já iniciei ou usei e quando, todos os sites que visitei e a que horas, e todos os aplicativos que instalei ou pelos quais pesquisei.

"Todas as pesquisas que fiz no Google desde 2009 estão gravadas"

Eles também conhecem todas as imagens que procurei e salvei, todos os locais sobre os quais pesquisei ou sobre os quais cliquei no Google Maps, todas as notícias que procurei ou li, e absolutamente todas as pesquisas que fiz no Google desde 2009. E, finalmente, todos os vídeos que já pesquisei ou assisti no YouTube desde 2008.

Essa informação tem milhões de usos nefastos. Você diz que não é terrorista. Então por que estava pesquisando sobre o Isis? Você trabalha no Google e desconfia de sua esposa? Perfeito, basta procurar sua localização e histórico de pesquisa nos últimos 10 anos. Consegue acesso à conta do Google de alguém? Ótimo, você tem um diário em ordem cronológica com tudo o que a pessoa fez nos últimos 10 anos.

Tudo isso é uma das coisas mais loucas da era moderna. Nunca permitiríamos que o governo ou uma corporação colocasse câmeras e microfones em nossas casas, ou rastreadores de localização em nós. Mas fizemos isso sozinhos porque – ora bolas – quero ver vídeos de cachorros fofos.

Dylan Curran é consultor de dados e desenvolvedor web, e trabalha para difundir conhecimento tecnológico e para melhorar a etiqueta digital.

Tradução de Clarisse Meireles



Conteúdo Relacionado