Movimentos Sociais

Fórum Social Mundial rumo ao México - Janeiro de 2021

 

04/03/2020 18:00

(Arte/CartaMaior)

Créditos da foto: (Arte/CartaMaior)

 
RÁDIO CARTA MAIOR ESPECIAL

Fórum Social Mundial rumo ao México - Janeiro de 2021

Ouça agora duas novas entrevistas com Conselheiros do FSM:

*LIÈGE ROCHA, da Federação Democrática Internacional de Mulheres, FEDIM.



*PIERRE GEORGE, da Cáritas Internacional da França.



Integrantes do Conselho Internacional do FSM, que se reuniu em janeiro em Porto Alegre e construiu consenso sobre a necessidade de revigorar politicamente o processo do Fórum em nível mundial rumo ao México.

**E não deixe de ler a Convocatória da Assembléia do Grupo Facilitador do Fórum do México: 14/03/2020 (Clique aqui)**

(Textos e destaques em 3 línguas: Português, Español, Français, English – tradução automática)

Por Carlos Tibúrcio

***

LIÈGE – FEDIM / alguns destaques:

Penso que esse processo de preparação do Fórum Social Mundial e toda essa mobilização tem um papel importante na atual conjuntura política, tanto em nível nacional e mundial, no sentido de, cada vez mais, se mobilizar pessoas e tentar colocar para elas a atual realidade do mundo em crise, e do Brasil também, de toda essa situação de retrocesso que nós vivemos no país.

Eu penso que a gente tem que pensar nesse processo rumo ao México nesse sentido de fazer atividades que tenham esse caráter internacional e mundial de mobilização diante da atual conjuntura, para que a gente possa enfrentar o imperialismo, para que a gente possa enfrentar o retrocesso, para que a gente possa enfrentar os fundamentalismos e as questões de ações conservadoras que estão espalhadas por esse mundo afora.

É importante que também o próprio CI (Conselho Internacional) e o próximo Fórum definam alguma data de articulação de mobilização mundial com bandeiras específicas com definições de que lutas, como enfrentar o imperialismo, como enfrentar os fundamentalismos, as forças conservadoras, para que a gente possa de fato fazer avançar, quer dizer, hoje o momento exige também que a gente coloque a questão da democracia, da paz e o enfrentamento ao imperialismo, questões centrais, e também, por exemplo, no caso do Brasil, a garantia dos direitos.

É fundamental que haja essa reunião (do CI ampliado) que está sendo proposta para maio ou junho para que de fato a gente possa ter um Fórum em que o CI jogue um papel de fato e de direito; porque essa última reunião foi muito esvaziada e nós precisamos, para enfrentar os desafios, fazer com que o CI também assuma a responsabilidade que lhe diz respeito, para que a gente possa ter um Fórum Social Mundial no México vitorioso.

A FEDIM é uma organização internacional e eu penso que se nós tivermos algum nível de comunicado do próprio Fórum de como que a gente pode garantir a mobilização de representações, nós faremos isso. Nós temos participado da organização no México. Essa é uma forma importante de contribuição. E mundialmente a gente pode divulgar os resultados desse Fórum, como pode também divulgar a convocação para o próprio Fórum.

***

PIERRE – Cáritas / alguns destaques:

Não tem soluções rápidas. O processo do FSM é uma aposta de longo prazo, baseada em identidades contra-hegemônicas contra o neoliberalismo, com participação voluntária, auto-organização e intercomunicação entre os participantes.

O Fórum em janeiro de 2021 no México vai aparecer como uma ferramenta renovada e relevante. E isso vai alimentar a esperança de quem atua na resistência e por um outro mundo possível, com novas formas de participação.

Os conteúdos auto-organizados em atividades, assembleias e iniciativas devem refletir, sem nenhum filtro, a politização dos seus participantes - movimentos, organizações -, que são os atores políticos do FSM.

Grande parte da visibilidade do Fórum do México dependerá – além da contraposição a Davos – da presença concentrada de coalizões de peso, da diversidade de atores, e também de um calendário de futuro (“Ágora do Futuro”) com campanhas e iniciativas de lutas.

A perspectiva que propomos é a de promover um espaço horizontal aberto com todas as participações de acordo com a Carta de Princípios do FSM, formando-se coalizões em torno de iniciativas concretas com ações públicas.

Os participantes do processo de construção do FSM do México devem se apropriar com antecedência das metodologias para propor iniciativas concretas, como já está ocorrendo nos processos do Fórum Panamazônico (março 2020, Colômbia) e no Fórum das Economias Transformadoras (junho 2020, Barcelona).

A Confederação Cáritas Internacional (são 195 Cáritas nacionais) participa do CI do FSM desde o início. Cáritas França e Cáritas Brasil têm sido as mais ativas nesse processo, principalmente em torno dos temas das migrações e da economia solidária.

***



Assembléia de Ampliação/ Conformação do Coletivo Facilitador do FSM México (Janeiro de 2021)


Sábado, 14 de março de 2020

10:00 –17: 30 horas

CONVOCATÓRIA

A todas as organizações e movimentos sociais do México,

À sociedade civil em geral do nosso país,

Desde sua criação, em janeiro de 2001, em Porto Alegre, Brasil, o Fórum Social Mundial tornou-se o maior espaço de convergência global de uma grande diversidade de organizações e movimentos sociais de todo o planeta, em busca da construção de cenários, alternativas de fundo, globais e locais, sob o lema "Um Outro Mundo É Possível".

Criado como uma alternativa social de baixo diante dos poderosos de cima reunidos no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, o FSM tomou tanta força que “se tornou independente” das agendas e datas dos poderosos e foi realizado em diferentes momentos e regiões do mundo na América e na África e na Ásia, com a participação de dezenas de milhares de pessoas de todos os continentes e centenas de atividades simultâneas das mais diversas causas sociais em cada edição.

Em janeiro de 2021, o FSM completará 20 anos. Irá coincidir com um momento em que o mundo está experimentando uma nova onda de ascenso da direita neoliberal, até fascista, de golpes de estado, ataques aos direitos e condições de vida dos povos, de guerras e violência, de feminicídio, de destruição da vida no planeta. E, com exceção de algumas lutas populares exemplares em alguns países e movimentos em expansão, como o das mulheres, a esquerda e os movimentos sociais estão em dificuldade, novamente em uma grande dispersão, e consequentemente muitas redes internacionais e o próprio FSM enfrentam um desgaste importante.

Portanto, o 20º aniversário do FSM representa novamente uma grande oportunidade de proporcionar um espaço de reencontro que ajude a reverter esse curso em favor dos povos. E o Conselho Internacional do FSM decidiu em sua última reunião em Porto Alegre que o melhor lugar hoje para esta reunião e para comemorar seu 20º aniversário é o México.

Isso representa um grande desafio para as organizações mexicanas. Em primeiro lugar, por causa das dimensões do Fórum, mas principalmente porque o FSM no México é chamado a fornecer um espaço eficaz para a rearticulação internacional dos movimentos sociais para lidar com alianças globais, estratégias e ações, as calamidades que atormentam o mundo. E porque também deve servir para fortalecer o sujeito social em nosso país para enfrentar os enormes desafios que nos são apresentados.

Um grupo de organizações trabalha há muito tempo na promoção e preparação de um possível FSM no México. Agora, o CI confirmou que o Fórum ocorrerá no México em datas coincidentes com o 20º aniversário do FSM e novamente com a realizaão do Fórum de Davos, que é no final de janeiro, e possivelmente no início de fevereiro de 2021. É essencial que as organizações e movimentos sociais do país, da maneira mais ampla possível, se juntem a essa enorme tarefa e responsabilidade. É por isso que estamos fazendo esta convocatória para participar da Assembléia de Ampliação / Formação do Coletivo Facilitador do FSM no México, que ocorrerá no sábado, 14 de março, no Auditório Breña Alvírez, Antonio Caso 45, quase com Insurgentes, Coronel Tabacalera, Cidade do México, sob o seguinte:

PROGRAMA

10:00: Inscrição dos Participantes

10:15: Apresentação dos participantes

10:30: Instalação da Assembléia (eleição de moderadores e relatores, entre as organizações que já participam)

10:45: Informações sobre o processo FSM

a) O que é para que serve o FSM (7 min)

b) Carta de Princípios (7 min)

c) Avanços no México (7 min)

d) Espaços Temáticos e Geográficos (3 min)

e) A decisão do CI de Porto Alegre (10 min)

11:15: Objetivos, por quê e para quê, do FSM no México

12:00: Datas e Local

12:30: Trabalho em mesas:

a) Expansão / vinculação (link com mais organizações e instâncias)

b) Metodologia (incluindo eixos temáticos)

c) Logística

d) Finanças

e) Serviços de ecossol

f) Cultura

g) Comunicação e tecnologia ao serviço do fórum

h) Organização do comitê e inter-relação com o CI

14:00: Intervalo para almoço

15:15: Relatorias das mesas, discussão e aprovação das mesmas

16:15: Formação / Extensão de Comissões

16:45: Rota de trabalho

17:30: Fim da Assembléia

BASES

A participação nesta Assembléia é livre, do mesmo modo que no FSM de 2021. No entanto, para fazer parte do Comitê Facilitador, é necessário atender a três critérios muito simples:

Manifestar o acordo da organização em ingressar no Comitê

Reconhecer a estrutura geral do FSM

Assumir compromissos concretos de trabalho para a construção do Fórum

PARTICIPAÇÃO ONLINE:

Para participar online, você pode se conectar por este meio:

https://meet.jit.si/ ColectivoFacilitadorXIVFSM (Nenhuma senha é necessária para entrar. Fones de ouvido com microfone são necessários. Acesso muito fácil a partir de um computador e com um bom sinal de internet. Se você se conectar a partir de um telefone celular, deverá fazer o download do aplicativo Jitsi)

CONFIRMAÇÃO, INCLUSÕES E PREPARAÇÃO.

Preencha o seguinte formulário:

https://framaforms.org/respuesta-a-convocatoria-asa assembly-de-ampliacion-cfmex-fsm2021-1582751835, você pode fazê-lo na recepção da chamada.

Com isso você pode:

Confirme sua participação na Assembléia de Ampliação / Formação do Coletivo Facilitador do FSM.

Inclua-se nos espaços temáticos, confirme-se como participante do FSM (com este formulário: https://framaforms.org/contacto-inclusion-proceso-fsm2021-1582471657

Prepare sua participação na Assembléia, revisando a documentação que foi gerada (veja abaixo)

Explique à sua organização como incluí-lo no Coletivo de Facilitadores, mesmo antes da Assembléia.

Para entrar em contato e / ou se registrar com antecedência na Assembléia, você também pode escrever para: colectivoprofsm@lists.riseup.net

LINKS PARA ACESSAR A INFORMAÇÃO DO FSM:

Esta documentação de referência do FSM é enviada juntamente com esta Chamada para facilitar a preparação de sua participação na Assembléia e evitar momentos nela.

Letter Carta de Princípios:

http://openfsm.net/projects/ic-methodology/charter-fsm-wsf-es

http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20-insumo38

https://fsm2016.org/wp-content/uploads/2017/01/RAPPORT-FSM-2016-EN.pdf

 Site: www.fsm2016.org

https://drive.google.com/file/d/1SRTKf1UGvod81gum-oyd2M3T7FXQWb33/ view Website:www.wsf2018.org

http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20-insumo76

http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20-ejes-tematicos e apresentação na Assembléia em 19 de outubro.

• Siga a carta de princípio do FSM como base para a construção do processo, acordo http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20-taller-10y11agosto19/#carta

• Tomar decisões por consenso / consentimento no grupo de facilitadores, acordo http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20-insumo76-lâmina4 http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20-reunion-21setember-relatoria

• Carta de compromisso a ser incluída no coletivo do facilitador: http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20-insumo77

• Trabalhar em corresponsabilidade com o CI-FSM - lâmina 4

https://drive.google.com/file/d/1SRTKf1UGvod81gum-oyd2M3T7FXQWb33/view

http://openfsm.net/projects/pfsm20/pfsm20- reunion-18enero20/Presentacion-FSM-Mx-en-Porto-Alegre-2020.pdf





Conteúdo Relacionado