Movimentos Sociais

Fórum Social Mundial Virtual - 23 a 31 de janeiro de 2021: Comunicado internacional às mídias

 

12/01/2021 16:23

 

 
A edição planetária do Fórum Social Mundial será virtual devido à pandemia e acontecerá de 23 a 31 deste mês de janeiro, com duração de nove dias, o mais longo já realizado nestes 20 anos.

Será um evento extraordinário, voltado para debater e possibilitar respostas políticas globais e locais aos graves e urgentes desafios desta conjuntura, na qual profundas crises do capitalismo se superpõem e se realimentam.

Esse Fórum pretende assim contribuir significativamente para a consolidação de todas as forças de resistência em defesa de um mundo com justiça social, econômica e ambiental, em um período de agravamento do autoritarismo, da espoliação e da repressão política e social sem paralelo em todos os continentes. Além de dar início às comemorações dos 20 anos do Fórum Social Mundial.

Desde que foi criado em janeiro de 2001 em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil – e se espalhou e influenciou políticas públicas pelo mundo com edições planetárias e Fóruns Temáticos, Regionais e Nacionais –, o Fórum Social Mundial tem sido o mais amplo processo na luta contra o capitalismo neoliberal, reunindo movimentos sociais, sindicais, culturais, progressistas, anti-imperialistas, feministas, ambientalistas, indígenas, de povos ancestrais e muitos outros.

No primeiro dia do FSM Virtual, 23/01/2021, acontecerá a Marcha Mundial de Abertura por Direitos, Justiça, Democracia e Bem-Viver, realizada por meio da difusão de vídeos com depoimentos de lideranças de várias partes do mundo em defesa desses temas e de suas lutas.

Durante a Marcha, será realizado o Painel Global de Abertura com cerca de seis grandes lideranças sociais e políticas de alcance mundial, sob o lema: Qual o mundo que queremos hoje e amanhã? - Não é o mundo de Davos!

Entre os convidados já confirmados e a confirmar estão: Aminata Traoré (África); Angela Davis (América do Norte); Ashish Kothari (Ásia); Leila Khaled (Oriente Médio); Ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (América Latina); Yanis Varoufakis (Europa).

Do dia 24 ao 29, serão realizados grandes Painéis sobre cada um dos Espaços Temáticos do FSM Virtual (https://wsf2021.net), além de inúmeras atividades autogestionadas, uma característica de todos os Fóruns.

O penúltimo dia será dedicado a Assembleias de convergências: articulações, ações, lutas e campanhas políticas globais.

O último dia, 31/01, será o da Ágora dos Futuros, atividade na qual os movimentos e organizações sociais de todo o mundo apresentarão suas ações, lutas e campanhas que deverão se estender durante o ano de 2021 até a próxima edição planetária presencial do FSM, pós-pandemia, que deverá ser sediada no México.

Esse Fórum Virtual acontece no contexto de uma intensa fase de revitalização política e orgânica do processo do Fórum Social Mundial com debates que têm reavaliado as experiências destas duas décadas e apontado para novas transformações sob o lema: Um Outro Mundo é Possível, necessário e urgente.

As atividades promovidas pelo Grupo Facilitador do Fórum (Painéis etc) serão realizadas em períodos compatíveis com os fusos horários em todo o mundo (Geralmente, das 14h às 17h GMT).

Por meio do email abaixo, o Grupo Facilitador do FSM Virtual coloca-se à disposição das mídias de todo o mundo para perguntas e esclarecimentos.

Email: forumvirtual@wsf2021.net

Inscreva-se no FSM em: https://join.wsf2021.net/?q=pt-pt

12 de janeiro de 2021

Grupo de Trabalho de Comunicação do Fórum Social Mundial Virtual

Conteúdo Relacionado