Movimentos Sociais

Servidores do Ipea condenam ameaças e cerceamentos internos à divulgação da produção técnica do órgão

 

07/03/2021 12:03

 

 
O Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea (Afipea-Sindical) divulgou hoje uma Nota Pública a respeito de um Ofício Circular interno que busca “disciplinar” a divulgação externa da produção técnica, por parte de seus pesquisadores e colaboradores. Para a Afipea-Sindical, a “referida norma atenta frontalmente contra preceitos constitucionais, diretrizes institucionais do próprio estatuto do Ipea e, sobretudo, contra a tradição democrática e práticas consolidadas de investigação científica“.

Clique aqui para acessar a Nota

A tentativa de cerceamento da liberdade dos pesquisadores foi tema de reportagens do UOL, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, El País, Correio Braziliense e Portal Terra.

A Afipea-Sindical vem desenvolvendo ao longo dos anos uma análise crítica sobre o Ipea como instituição, incluindo o Manifesto para o Ipea rumo aos 60 anos e o livro Ipea diante do espelho. A entidade também está por trás da iniciativa do Assediômetro, criado para monitorar os casos de Assédio Institucional no Serviço Público brasileiro.

*Publicado originalmente em afipeasindical.org.br



Conteúdo Relacionado