Pelo Mundo

Deputada argentina quer Bush fora de Cúpula das Américas

06/07/2005 00:00

Indymedia

Créditos da foto: Indymedia

Buenos Aires - A deputada argentina Alicia Castro solicitou ao governo Kirchner que retire o convite ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para participar da 4ª Cúpula das Américas, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro em Mar del Plata, a 400 quilômetros de Buenos Aires. Na última segunda feira (11), Alicia apresentou um projeto de resolução para que a Câmara dos Deputados encaminhe a solicitação de retirada do convite a Bush ao Poder Executivo.

 

Alicia, que vem tendo uma atuação de centro-esquerda, destacou em seu pedido que a presença de Bush na Cúpula das Américas "gera uma profunda preocupação, ja que não é possivel ignorar nem ocultar os terriveis riscos que afrontam nem as conseqüências nefastas para milhares de civis que se converteram em alvos estratégicos. Assim como a adesão do primeiro ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, à aventura bélica de Bush no Iraque, colocou em risco desde o começo civis e trabalhadores britânicos, a visita do presidente norte-americano em Mar da Prata só gera condições de extremo perigo para os seus habitantes", afirmou.

 

A deputada também advertiu que "ficou evidente que nem a estratégia de prevenção disposta pelos países mais desenvolvidos do mundo, que participaram da Cúpula do Grupo dos Oito (G8), pôde prever ou impedir um atentado como o que se perpetrou no metrô e ônibus londrinos".

 

Cerca de 5 mil agentes de segurança (além dos pessoais de Bush e dos demais presidentes) trabalharão durante a cúpula, cuja realização convocará ao mesmo tempo milhares de manifestantes contra a presença do presidente dos Estados Unidos e em rejeição à Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

A quarta Cúpula das Américas discutirá o tema "Criar trabalho para enfrentar a pobreza e fortalecer a governabilidade democrática". A temática foi decidida durante o último encontro da Organização dos Estados Americanos (OEA).
 
Com informações da Agencia Ansa (www.ansalatina.com.br)


Conteúdo Relacionado