Pelo Mundo

Dilma parabeniza Cristina por reeleição e janta com 'The Elders'

24/10/2011 00:00

André Barrocal

BRASÍLIA – Selada a vitória eleitoral da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, neste domingo (23), a presidenta Dilma Rousseff telefonou para a colega para cumprimentá-la. Governante com quem Dilma teve mais contatos oficiais desde a posse (dois, um em cada país), Crtistina ouviu da brasileira que sua reeleição foi “importante para o Brasil e para toda a América Latina”.

Nesta terça-feira (24) à noite, Dilma deve jantar com representantes dos The Elders (anciões, em inglês), grupo que reúne ex-presidentes e personalidades de diversos países na defesa da paz mundial e dos direitos humanos. O grupo foi fundado em 2007 pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Devem participar do encontro os “The Elders” Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, Desmond Tutu, arcebispo emérito na África do Sul, Mary Robinson, primeira presidente mulher da Irlanda, Gro Brundtland, primeira mulher a ser primeira-ministra na Noruega, Martti Athisaari, ex-primeiro-ministro da Finlândia, e Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.

Pelo governo, devem acompanhar Dilma no jantar o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Segundo Carta Maior apurou, Dilma pretende conversar sobre a posição alcançada pelo Brasil no cenário internacional e a construção de uma nova ordem mundial.

Conteúdo Relacionado