Pelo Mundo

Direitos civis dos EUA: Na estrada rumo a liberdade

Viaje com André Robert Lee enquanto visitamos os locais emblemáticos do movimento pelos direitos civis, conheça pessoas que fizeram parte da história e mergulhe na coragem e perseverança que continuam a inspirar a luta atual por justiça e igualdade.

25/08/2019 18:27

 

 
O movimento pelos direitos civis é um dos capítulos mais significativos da história do nosso país. Como 2018 marcou o 50º aniversário do assassinato do Dr. Martin Luther King Jr., é um momento para a nossa nação refletir sobre até onde chegamos e o quanto ainda precisa ser realizado. Enquanto enfrentamos violência cada vez mais racializada, nacionalistas brancos encorajados e um presidente moralmente falido, podemos olhar para as vitórias do passado e para as centenas de milhares de americanos corajosos que impulsionaram esse movimento de mudança na história, lutando - e muitas vezes morrendo – pela luta por igualdade.

Para aqueles que lutam pela justiça social hoje, há grandes lições a serem aprendidas através do movimento pelos direitos civis, no qual uma profunda demonstração de compromisso e coragem foi bem-sucedida contra todos os obstáculos. Nas palavras do Dr.King: “O arco do universo moral é amplo, mas inclina-se para o lado da justiça”.

DESTAQUES

*Encontro com a equipe de funcionários sênior nos QGs da Equal Justice Initiative em Montgomery para aprender mais sobre o trabalho da organização, e para visitar o Museu Legacy e o Memorial Nacional dos Direitos Civis da Paz e Justiça, que é primeiro memorial da nação a celebrar as vítimas de linchamento nos E.U.

*Viaje até Birmingham e visite a Igreja Batista na Rua 16a igreja, onde uma bomba matou quatro meninas afrodescendentes enquanto se preparavam para cantar em seu coral no dia 15 de setembro de 1963. Encontre com a Reverenda Dra. Carolyn McKinstry que estava dentro da igreja quando a bomba explodiu.

*Permaneça sobre a ponte Edmund Pettus em Selma, Alabama, e faça um tour pelas 54 milhas que leva de Selma à rota de histórica nacional de Montgomery, seguindo a rota da marcha que ajudou a mudar a história dos Estados Unidos.

*Visite o recentemente aberto Museu dos Direitos Civis de Mississippi em Jackson.

*Aventure-se pelo Museu Nacional dos Direitos Civis (National Civil Rights) no Lorraine Motel, onde Dr. de Martin Luther King Jr. foi assassinado em 1968.

*Excursão pelo Museu Medgar Evers Home com a curadora Minnie White Watson, onde Evers foi assassinado em 1963 e seu sangue ainda mancha o concreto na entrada da garagem.

*Aproveite uma performance particular de Blues do lendário Jesse Robinson, o guitarrista e cantor, que tocou e trabalhou com muitos nome reconhecidos do mundo do Blues como B.B.King.

*Veja o itinerário completo para mais detalhes.

Seu anfitrião para o passeio será André Robert Lee, professor, produtor, e aclamado produtor de documentário, que conduziu, ao longo dos anos, inúmeras excursões pelo sul dos Estados Unidos sobre os Direitos Civis Americanos. Ele dirigiu e produziu “The Prep School Negro” e visitou mais de 350 escolas, faculdades e universidades, e fez diversas conferencias sobre seu filme – workshop. Seu mais recente trabalho inclui um filme sobre como alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio reagiram as eleições presidenciais de 2016, e um documentário sobre a juventude encarcerada que cria arte a fim de lutar contra a reincidência em Richmond, Virgínia.

 100% dos rendimentos de nossos programas de viagem apoiam o jornalismo do 'The Nation'.

André Robert Lee é professor, produtor, e aclamado produtor de documentário, que conduziu, ao longo dos anos, inúmeras excursões pelo sul dos Estados Unidos sobre os Direitos Civis Americanos. Ele dirigiu e produziu “The Prep School Negro” e visitou mais de 350 escolas, faculdades e universidades, e fez diversas conferencias sobre seu filme – workshop. Seu mais recente trabalho inclui um filme sobre como alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio reagiram as eleições presidenciais de 2016, e um documentário sobre a juventude encarcerada que cria arte a fim de lutar contra a reincidência em Richmond, Virgínia.




Conteúdo Relacionado