Pelo Mundo

Especialistas à Casa Branca: coronavírus pode se espalhar por conversa e até por respiração

Um prestigioso painel científico disse à Casa Branca que é possível que o coronavírus se espalhe por gotículas em aerossol produzidas pela fala e respiração

03/04/2020 10:57

(istock)

Créditos da foto: (istock)

 
Resumo da história

- A CNN relata que o presidente do Comitê Permanente, da Academia Nacional de Ciências, sobre Doenças Infecciosas Emergentes e Ameaças à Saúde do Século XXI escreveu uma carta à Casa Branca sobre o assunto.

- A carta foi uma resposta a uma pergunta do Gabinete de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca.

- Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que o vírus se espalha de pessoa para pessoa através de tosses ou espirros a cerca de um metro e oitenta.

Especialistas em saúde disseram à Casa Branca na quarta-feira que o coronavírus pode se espalhar através de gotículas aerossolizadas produzidas pela fala ou respiração, segundo a CNN.

A CNN relata que o Dr. Harvey Fineberg, presidente do Comitê Permanente da Academia Nacional de Ciências sobre Doenças Infecciosas Emergentes e Ameaças à Saúde do Século XXI, enviou uma carta à Casa Branca na quarta-feira em resposta a uma inquirição sobre a possibilidade de o coronavírus se espalhar pela fala.

"Embora a atual pesquisa específica [sobre o coronavírus] seja limitada, os resultados dos estudos disponíveis são consistentes com a aerossolização do vírus através da respiração normal", escreveu Fineberg.

"Esta carta responde à sua pergunta sobre a possibilidade de que [o coronavírus] possa ser transmitido por conversas, além de gotículas induzidas por espirros / tosse", escreveu Fineberg. "A pesquisa atualmente disponível apoia a possibilidade de que [o coronavírus] se espalhe por bioaerossóis gerados diretamente pela expiração do paciente".

Fineberg explica na carta que uma pesquisa da China mostra que o vírus pode estar suspensos no ar quando os profissionais de saúde removem equipamentos de proteção ou quando a equipe se move ou quando os pisos são limpos. Fineberg disse que gotículas de coronavírus em aerossol podem pairar no ar e possivelmente infectar alguém que passa mais tarde, mas quanto tempo o vírus permanece no ar depende de vários fatores.

"Se você gerar um aerossol do vírus sem circulação na sala, é possível que, se você passar mais tarde, possa inalar o vírus", disse Fineberg à CNN. "Mas se você estiver fora, a brisa provavelmente o dispersará”.

As diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) [dos EUA] e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para distanciamento social recomendam que você fique a pelo menos um metro e meio de distância dos demais se tiver contágio ou preocupação em ser exposto a uma pessoa contagiosa.

O vírus se espalha de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. As gotículas podem pousar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou possivelmente inaladas pelos pulmões.

Fineberg disse à CNN que começará a usar uma máscara quando visitar o supermercado.

"Eu não vou usar uma máscara cirúrgica, porque os médicos precisam delas", disse Fineberg à CNN. “Mas eu tenho uma bela bandana de estilo ocidental que eu poderia usar. Ou eu tenho uma balaclava. Eu tenho algumas opções bem legais”.

Seu comentário surge quando as principais autoridades de saúde avaliam recomendar o amplo uso de máscaras nos EUA.

*Publicado originalmente em 'The Hill' | Tradução de César Locatelli



Conteúdo Relacionado