Pelo Mundo

Recontagem confirma vitória de Chávez, que pede diálogo

21/08/2004 00:00

Agência Ansa

Créditos da foto: Agência Ansa

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, veio a público pedir à oposição que dialogue e trabalhe junto com ele pelo país, e insistiu para que reconheça os resultados do referendo revogatório de 15 de agosto. "Ofereço a mão a meus mais rancorosos adversários", enfatizou o governante em uma mensagem de rádio e televisão transmitida na noite de sexta (20), em comemoração por seus quatro anos de mandato, desde que foi reeleito em 2000. 

Após fazer um balanço positivo de seu governo, Chávez pediu desculpas "por meus erros", e prometeu: "tentarei não os repetir, mas sou humano". Além disso, fez um convite aos dirigentes políticos, empresários, membros da igreja e donos de meios de comunicação privados, alinhados à oposição, para "tentarmos avançar juntos", esquecendo "as feridas passadas". 

O governante tem mantido um confronto verbal com estes setores desde a tentativa de golpe de Estado contra ele em 11 de abril de 2002, e a greve de 63 dias, entre dezembro de 2002 e janeiro de 2003, que tentou em vão forçar sua renúncia. "Convoco todo o país. Quero ser presidente de todos os venezuelanos, e trabalhar por todos. Convido todos a, nestes dois anos e quatro meses até as eleições presidenciais de 2006, continuar dando impulso econômico e social à Venezuela", destacou. 

Chávez considerou "histórica" a vitória no referendo, com 59% dos votos, que seus adversários se negam a reconhecer, alegando uma suposta fraude eletrônica, mediante a manipulação do software das máquinas de votação. O Conselho Eleitoral realizou quinta (19) e sexta (20) a recontagem dos votos em uma amostra selecionada por sorteio. Neste sábado (21), os observadores internacionais mais prestigiados, a Organização dos Estados Americanos e o Centro Carter, vieram a público dizer que os resultados foram confirmados, e não houve fraude. 

Leia também:
> Conselho Eleitoral começa a recontar os votos do referendo


Conteúdo Relacionado