Pelo Mundo

Trump sugere injetar desinfetante em pacientes com Covid-19, deixando médicos horrorizados

 

24/04/2020 13:57

 

 
Na Casa Branca, na quinta-feira (23), o principal cientista do Departamento de Segurança Interna delineou uma nova pesquisa mostrando que o novo coronavírus sofre ao ser exposto a clima mais quente e úmido e com altos níveis de luz ultravioleta.

As descobertas, que ainda não foram revisadas por outros cientistas, sugerem que o coronavírus pode se tornar menos contagioso durante os meses de verão.

O presidente Trump aproveitou a notícia no briefing da Força-Tarefa para o Coronavírus, da Casa Branca na quinta-feira:

“Então, supondo que atingimos o corpo com uma tremenda … seja ultravioleta ou apenas uma luz muito poderosa. Acho que você disse que isso não foi verificado, mas vocês vão testar. Então eu disse, supondo que você trouxesse a luz para dentro do corpo, o que é possível fazer, através da pele ou de alguma outra maneira. Acho que você disse que também vai testar isso. Soa interessante. Então eu vejo o desinfetante o elimina em um minuto, um minuto. Existe uma maneira de fazermos algo assim, por injeção ou quase limpando?”

Em resposta, o fabricante dos desinfetantes Lysol emitiu um duro aviso de que "sob nenhuma circunstância nossos produtos desinfetantes devem ser administrados ao corpo humano (por injeção, ingestão ou qualquer outra via)."

Dr. Craig Spencer, diretor de saúde global em emergências médicas no Hospital Presbiteriano / Columbia de Nova York, respondeu no Twitter:

 “Em vez de nos perguntarem sobre formas de melhorar nossa resposta # COVID19 nos próximos meses, os médicos estão sendo solicitados a comentar por que as pessoas não devem beber coisas como água sanitária ou álcool isopropílico. Isso tem que parar.”

O presidente Trump também disse na quinta-feira que discorda de seu principal cientista da força- tarefa do coronavírus, Dr. Anthony Fauci, que os EUA precisam intensificar significativamente os testes.

Especialistas em saúde pública dizem que é necessária uma vasta expansão dos testes de diagnóstico e sorologia antes que qualquer estado possa começar a reabrir suas economias com segurança.



*Publicado originalmente em 'Democracy Now!' | Tradução e legendagem por César Locatelli para o 'Democracy Now! Brasil'



Conteúdo Relacionado