Política

Emiliano José: Unir todas as forças democráticas para tirar Bolsonaro

 

17/05/2020 13:19

 

 
OUÇA AGORA:



SUA VOZ NA CONJUNTURA

Arbítrio x Democracia

UNIR TODAS AS FORÇAS DEMOCRÁTICAS PARA TIRAR BOLSONARO

EMILIANO JOSÉ
- Jornalista, professor universitário, ex-deputado estadual na Bahia e ex-deputado federal, indica livro necessário neste momento conjuntural complexo e aponta caminhos para viabilizar o "Fora Bolsonaro".

Leia "Os Engenheiros do Caos" , de Giuliano Da Empoli , para entender melhor como surgem os Trump, Johnson, Salvini, Bolsonaro...

Por Joaquim Palhares , Saul Leblon e Carlos Tibúrcio.

***



Sobre "Os Engenheiros do Caos", de Giuliano Da Empoli .

“Uma mentira pode dar a volta ao mundo no mesmo tempo que a verdade leva para calçar seus sapatos.” Mark Twain

Aos olhos dos seus eleitores, as deficiências dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem ao círculo da “velha política”, e sua incompetência é uma garantia da sua autenticidade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de sua independência, e as fake News - marca inequívoca de sua propaganda - evidenciam sua liberdade de pensamento.

No mundo de Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, cada dia traz sua própria gafe, sua própria polêmica, seu próprio golpe brilhante. No entanto, por trás das manifestações desenfreadas do carnaval populista, está o trabalho árduo de ideólogos e, cada vez mais, de cientistas e especialistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder.

É o retrato desses engenheiros do caos que Giuliano da Empoli nos apresenta, através de uma investigação ampla e contundente que vai muito além do caso Cambridge Analytica e remonta ao início dos anos 2000, quando o movimento populista global, hoje em pleno curso, dava seus primeiros passos na Itália.

O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades.






Conteúdo Relacionado