Primeiros Passos

"Só a China pode salvar o capitalismo", ironiza Slavoj Zizek em entrevista à Carta Maior

Carta Maior entrevistou Slavoj Zizek, que nos falou de assuntos como o governo petista, James Bond, a crise econômica e a América Latina.

22/03/2013 00:00

O filósofo esloveno Slavoj Zizek veio recentemente ao Brasil para o lançamento de seu novo livro, Menos que nada, Hegel e a sombra do materialismo dialético, editado pela Boitempo Editorial. O livro, já tratado como sua obra-prima, apresenta, em suas mais de 600 páginas, a retomada do legado hegeliano que Zizek há anos sugere em suas entrevistas. A Carta Maior entrevistou o autor, que falou, entre outras coisas, de suas opiniões sobre os governos latino-americanos e os últimos filmes da série James Bond.

 



A vinda do esloveno é parte do seminário internacional Marx: a criação destruidora, evento com o qual a Boitempo marca o lançamento do primeiro volume de O Capital, de Karl Marx, em tradução inédita, além de Para entender O Capital, do geógrafo e antropólogo britânico David Harvey e Marx, modo de uso, do filósofo francês Daniel Bensaïd.

Por ocasião dessa publicações, a editora realiza em São Paulo durante sexta (22/03) e sábado (23/03), no Sesc Pinheiros, debates e conferências internacionais com alguns dos principais estudiosos marxistas do Brasil e do mundo. A programação é a seguinte.

22/03
16h30 | Debate Sobre os estudos d’O capital no Brasil
Com Emília Viotti da Costa (historiadora), Emir Sader (sociólogo), João Quartim de Moraes (filósofo), José Arthur Giannotti (filósofo) e Roberto Schwarz (crítico literário). Mediação de Sofia Manzano.
20h00 | Conferência internacional Os manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels
Com Michael Heinrich (MEGA, Alemanha). Mediação de Augusto Buonicore.


23/03
15h | Debate O marxismo brasileiro hoje
Com Antonio Carlos Mazzeo (cientista político), Marcelo Ridenti (sociólogo) e Marcos Del Roio (cientista político). Mediação de Alexandre Linares.
17h | Debate Crítica da economia política hoje
Com Francisco de Oliveira (sociólogo), Leda Paulani (economista), Paul Singer (economista) e Virgínia Fontes (historiadora). Mediação de Ruy Braga.
19h | Conferência internacional Lendo O capital
Com David Harvey (geógrafo, Reino Unido), apresentação de Gilberto Cunha Franca (geógrafo). Mediação de Marcio Pochmann (economista).





Conteúdo Relacionado