Sociedade e Cultura

Democratas se juntam à fúria contra Cristóvão Colombo nos Estados Unidos

 

17/06/2020 16:56

 

 
Os democratas removerão uma estátua de mármore que mostra Cristóvão Colombo solicitando financiamento da rainha Elizabeth, a católica, para sua viagem à América que ele realizou no Capitólio da Califórnia , sede do poder legislativo daquele estado, desde 1883. Isso abre uma frente política contra a memória histórica, não apenas nas ruas, mas também dentro de instituições e edifícios públicos.

Existe em todos os EUA centenas de estátuas dedicadas a Colombo e outras menos a Isabel a Católica , por seu papel na primeira viagem transatlântica registrada na história. Existem dezenas de bairros, vilas e cidades em todo o país, norte e sul, dedicadas a Colombo, com nomes como Colombo ou Columbia, incluindo o distrito federal de Washington, a capital, onde o poder legislativo e executivo de a nação.

Depois de mais de três semanas de protestos raciais pela morte sob custódia policial de um homem negro , os manifestantes a lançaram contra as estátuas de generais e políticos confederados, que se levantaram em armas para defender a escravidão no século XIX, e depois contra Colombo e o legado espanhol nos EUA, incluindo as esculturas de conquistadores no oeste.

Líderes democratas no congresso californiano concordaram na terça-feira em remover a estátua que está dentro do Capitólio, alegando que "Colombo é uma figura muito controversa, dados os efeitos mortais que sua chegada ao continente teve sobre os povos indígenas". O presidente aposentado do Senado da Califórnia, Toni Atkins, e o presidente da Câmara, Anthony Rendon, entre outros, anunciaram sua retirada.

A estátua a ser removida leva o título "O Último Pedido de Colombo à Rainha Elizabeth" e foi esculpida em mármore de Carrara pelo escultor americano Larkin Goldsmith Meade em seu estúdio perto de Florença em 1868. Na época, custou US $ 30.000, que foram pagos pelo banqueiro Darius Ogden Mills. Em uma carta, Ogden Mills explicou que ele a doou porque representava "um fato de enorme impacto sobre os projetos do mundo ocidental".

Onda de indignação

Em 2018, a cidade de Los Angeles, a maior cidade da Califórnia, foi a primeira a remover uma estátua de Colombo de um parque, depois de protestos de vários ativistas representando grupos minoritários nativos americanos . Essa onda de indignação contra Colombo chegou à capital. Um colega vereador democrata, Kenvan R. McDuffie , propôs no ano passado renomear a Colombo City Square em Washington como "racista".

Até a Universidade Notre Dame, em Indiana , que é católica, concordou no ano passado em cobrir ricos murais do século XIX, porque retratavam várias cenas da vida do navegador e protestos de grupos de estudantes haviam desertado.

Apenas um político democrata de relevância nacional, o governador da Califórnia, Andrew Cuomo, veio em defesa do navegador, alegando que ele, nascido em Gênova, representa as contribuições da comunidade italiana para a forja dos Estados Unidos. Na realidade, a grande onda de imigrantes italianos (hoje são 16 milhões) chegou à América no século XIX. Com Colombo, séculos de domínio espanhol na América do Norte realmente começaram, depois perderam.

A atual embaixada espanhola manteve um perfil baixo nessa onda de protestos. Em resposta a uma pergunta da ABC na semana passada, um porta-voz disse: "Respeitando e compartilhando a dor sentida pelo povo americano neste momento, lamentamos que tenha havido ataques a estátuas representando o legado espanhol nos Estados Unidos".

Este jornal também solicitou uma avaliação direta da Casa Branca, que preferiu não comentar, mas o presidente Donald Trump compartilhou mensagens na rede social Twitter, que são muito críticas à remoção de estátuas da Califórnia. Até agora, um ex-deputado estadual da Califórnia, o republicano Roger Niello, foi a voz mais alta contra a remoção de estátuas naquele estado, afirmando: "Parece que de agora em diante, se não gostarmos do nosso a história, simplesmente a apagamos ».

*Publicado originalmente em ABC 



Conteúdo Relacionado