Sociedade e Cultura

João Ubaldo Ribeiro compara contexto mundial com luta de Mike Tyson

Carta Maior faz cobertura especial da 47a. edição do evento realizado na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Confira aqui o que acontece de interessante na feira

01/11/2001 00:00

(Reprodução/bit.ly/3lAzaxR)

Créditos da foto: (Reprodução/bit.ly/3lAzaxR)

 

Espontâneo, bem-humorado, cativante e pessimista. É o baiano João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras, marcando a sua presença na 47a Feira do Livro de Porto Alegre. “Tenho dó dos meus filhos. Minha filha de 18 anos abre o jornal todos os dias e fica estarrecida com as notícias. E a culpa é nossa, da minha geração. Esse foi o nosso legado, foi esse o futuro, sem expectativas, que nós demos a eles.”

“Estamos vivendo um momento histórico tão significativo e importante quanto a queda de Constantinopla. Os EUA são o Mike Tyson, em plena forma, lutando contra um mosquito da dengue (os terroristas). Poderosíssimo, os EUA ficam tentando matar o mosquito e acabam dando socos em si mesmos. Os mosquitos picam a bunda deles e transmitem a doença. A situação é essa”, disse Ubaldo, com toda sua maneira particular de enxergar as coisas.

O escritor veio à capital gaúcha para o lançamento do livro Caminho do Meio: Estudos sobre a obra de João Ubaldo Ribeiro, de Zilá Bernd, professora da UFRGS, e Francis Uteza, da Universidade Paul Valery, de Montpellier.

Para o autor de obras como Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro, no entanto, o escritor deve ser tomado separadamente do cidadão. “O escritor pode escrever sobre o que quiser, até sobre o vôo das borboletas. Isso não desmerece ou diminui a sua obra. Como cidadão, o mesmo escritor pode participar de manifestações políticas defendendo o que ele quiser também”.

No término da entrevista coletiva, Ubaldo destacou a importância do estado gaúcho no cenário nacional. “Guardadas as devidas particularidades, o Rio Grande do Sul está para a literatura, assim como a Bahia está para a MPB (Música Popular Brasileira).”




Conteúdo Relacionado