Sociedade e Cultura

Questão racial é o tema de debate de novembro que integra ciclo sobre passado, presente e futuro do pensamento de Marx

 

06/11/2018 09:31

(Reprodução)

Créditos da foto: (Reprodução)

 
É possível pensar o racismo na ótica do marxismo? De que maneira o movimento antirracista e a luta de classes podem caminhar juntas? Como a chave do racismo pode se inserir no pensamento marxista? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de novembro do ciclo de debates Diálogos com Marx, que acontece às 19h na Tapera Taperá (Galeria Metrópole Av. São Luís, 187 - Centro Loja 29, 2º andar São Paulo - SP)terça-feira dia 13 e contará com a participação de Silvio Luiz de Almeida, Juliana Borges e Marcio Farias, com mediação deJoice Berth.

Organizado no ano do bicentenário de nascimento de Karl Marx, com o objetivo de discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos, o ciclo Diálogos com Marx promove encontros mensais entre abril e dezembro de 2018. O projeto é realizado em parceria entre a editora Boitempo, o Goethe-Institut São Paulo, a Fundação Friedrich Ebert - Brasil, a Tapera Taperá e a CartaCapital.

Saiba mais na página do evento no Facebook 

Sobre os participantes

Silvio Luiz de Almeida
Jurista e filósofo, é doutor em filosofia e teoria geral do direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco). É professor das faculdades de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e da Universidade São Judas Tadeu (SP). Presidente do Instituto Luiz Gama. É autor do livro Sartre: direito e política e de um artigo da coletânea O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil, organizado por Esther Solano Gallego.

Juliana Borges
Juliana Borges é pesquisadora em Antropologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde cursa Sociologia e Política. Foi Secretária Adjunta de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo (2013). É autora do livro O que é encarceramento em massa? e escreve para o Blog da Boitempo mensalmente, às quintas-feiras.

Marcio Farias
Marcio Farias, doutorando em Psicologia Social PUC/SP, integrante do NUTAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho a Ação Social), professor convidado do Celacc/USP e Integrante do Instituto Amma Psique e Negritude.

Sobre a mediadora

Joice Berth
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Nove de Julho e Pós graduada em Direito Urbanístico pela PUC-MG. Feminista interseccional negra  e autora do livro O que é empoderamento?,  terceiro livro da Coleção Feminismos Plurais.

Em 2018, completa-se o bicentenário de nascimento de Karl Marx

Ao longo do ano, a editora Boitempo, principal casa editorial das obras de Marx e de Engels no Brasil e referência internacional por suas edições, tem organizado uma série de atividades em todo o país em torno desse marco histórico. Além do ciclo de debates Diálogos com Marx, a editora tem preparado uma extensa programação, incluindo novas edições do Curso Livre Marx-Engels, seminários em todo o país e diversas atividades. A editora trouxe ainda, ao Brasil, renomados pesquisadores da obra de Marx, como o alemãoMichael Heinrich, o italiano Marcello Musto e o britânico David Harvey.



Conteúdo Relacionado