Sociedade e Cultura

Religião e Política: um olhar sobre o campo religioso brasileiro

 

07/05/2019 18:34

(Divulgação)

Créditos da foto: (Divulgação)

 
Todos nos preocupamos com o que parece ser uma influência crescente de organizações religiosas no cenário político brasileiro.

Isso ganhou maior importância a partir da última eleição presidencial, quando a mídia deu grande destaque ao papel que setores evangélicos desempenharam na eleição de Jair Bolsonaro. E essa influência se reflete no grande número de evangélicos ou indicados pela chamada bancada evangélica que estão presentes nos altos escalões do governo, sem mencionar o grande número de parlamentares que se declaram evangélicos.

Por outro lado, os setores progressistas, democráticos e de esquerda ainda não conseguiram ter uma compreensão mais acurada sobre esse fenômeno. Isso tem gerado reações variadas que vão desde a busca pela compreensão do papel da religião na formação social brasileira em suas diversas configurações; até afirmações que expressam total desconhecimento desse fenômeno e, não poucas vezes, transformando-se em atitudes meramente preconceituosas.

O seminário é dirigido especialmente a militantes sociais, intelectuais e dirigentes de movimentos sociais que estejam interessados em compreender a relação entre religião e política na atual conjuntura do nosso país; como o campo religioso está organizado dentro de um contexto de grande diversidade religiosa; e como os diversos segmentos religiosos se movem politicamente.


Seminário Religião e Política: um olhar sobre o campo religioso brasileiro

10 de Maio - a partir das 18h30

11 de Maio - a partir das 9h

Local: PUC-São Paulo - auditório 239 - Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes



Conteúdo Relacionado