Cartas do Mundo
Diário do Bolso
Cartas do Editor
Editoriais
Especiais
Podcast
Novo
Quem somos
Contato
Busca
Toggle navigation
O Portal da Esquerda
Apoie a Carta Maior
Disponível para todos, financiada pelos leitores
Doe agora
Sou apoiador
Apoie a Carta Maior
Disponível para todos, financiada pelos leitores
Doe agora
Cadastre-se
Sou apoiador
Quarta-Feira, 20 de Janeiro
O Portal da Esquerda
Seja Parceiro!
Cadastre-se
Quem somos
Contato
Quarta-Feira, 20 de Janeiro
Destaques
Cartas do Mundo
Cartas do Editor
Editoriais
Especiais
Política
Política
Soberania Nacional
Antifascismo
Luta no Campo
Movimentos Sociais
Histórias do Futuro
Eleições
Primeiros Passos
Economia
Economia Política
Poder e ContraPoder
Direitos Sociais
Seguridade
Saúde
Educação
Trabalho
Direitos Humanos
Sociedade e Cultura
Memória
Idades da Vida
Meio Ambiente
Mãe Terra
Mídia
Mídia e Redes Sociais
Clipping Internacional
Justiça
Que Justiça é essa?
Estado Democrático de Direito
Segurança Pública
Pelo Mundo
Pelo Mundo
Cidades
Cartas do Mundo
Arte
Arte
Literatura
Leituras
Cinema
Política
Política
Soberania Nacional
Antifascismo
Luta no Campo
Movimentos Sociais
Histórias do Futuro
Eleições
Primeiros Passos
Economia
Economia Política
Poder e ContraPoder
Direitos Sociais
Seguridade
Saúde
Educação
Trabalho
Direitos Humanos
Sociedade e Cultura
Memória
Idades da Vida
Meio Ambiente
Mãe Terra
Mídia
Mídia e Redes Sociais
Clipping Internacional
Justiça
Que Justiça é essa?
Estado Democrático de Direito
Segurança Pública
Pelo Mundo
Pelo Mundo
Cidades
Cartas do Mundo
Arte
Humor
Arte
Literatura
Leituras
Cinema
Mídia e Redes Sociais
Memória
Estado Democrático de Direito
Histórias do Futuro
Soberania Nacional
Arte
Sociedade e Cultura
Direitos Humanos
Educação
Saúde
Carta do Editor
Cartas do Mundo
Idades da Vida
Luta no Campo
Movimentos Sociais
Primeiros Passos
Homofobia e machismo viram poesia em 'Heartstone'
Filme aborda amizade e difícil amadurecimento de dois adolescentes de um pequeno vilarejo, onde tudo e todos têm de se encaixar nos padrões sociais locais
POR Xandra Stefanel, especial para RBA
O que a polêmica sobre o filme "Vazante" nos
A escravidão vira mera moldura, plano de fundo, com personagens negros sem voz, sem nome
POR Ana Maria Gonçalves, theintercept.com
Pode-se trair Shakespeare, mas não Ian McEwan
O prestigioso diretor teatral britânico Dominic Cooke salta para o cinema com a adaptação do romance 'Na Praia'
POR Gregorio Belinchón, EL PAÍS
A desumanidade em família
A família pode ser um ofidiário? O clássico filme de Mario Monicelli, 'Parente Serpente', diz que sim. A comédia de humor negro e obra prima italiana irresistível pode ser vista e revista no cinema em casa
POR Léa Maria Aarão Reis
Bergman e o nazismo
 
POR Carlos Alberto Mattos
Força Argentina!
Mesmo sem brasileiros no páreo, já há por quem torcer no Oscar deste ano. Concorre na categoria "Melhor filme estrangeiro" o argentino "O segredo dos seus olhos", de Juan José Campanella. Um primor.
POR Laurindo Lalo Leal Filho
Por que "Pantera Negra" é o filme que Hollywood - e os Estados Unidos - precisam
O que Ryan Coogler oferece não é simples representação. Ele usou ingredientes maduros de uma história em quadrinhos da Marvel para criar algo com substância
POR Daniel José Camacho, via IHU On-line
Um livro, um filme, um mundo em comum
Resenhei o livro de Larissa para a revista Pesquisa Fapesp. Depois de rever o filme, mais forte ficou a impressão de que precisam ser colocados lado a lado
POR Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes
Aikewara - memória indígena do Araguaia
A antropóloga Vik Birkbeck, programadora internacional do Festival do Rio, escreve sobre o documentário AIKEWARA - A RESSURREIÇÃO DE UM POVO
POR Vik Birkbeck
Imagens de uma polícia indefensável
O documentário 'Auto de Resistência' traz evidências de crimes da polícia carioca, praticados em nome da autodefesa
POR Carlos Alberto Mattos
Uma casa para o cinema humanista
Dois textos complementares sobre o último filme de Robert Guédiguian, o cronista francês das relações solidárias
POR Carlos Alberto Mattos e Léa Maria Aarão Reis
O jogo bruto do poder
Filme sobre o célebre caso da agente secreta americana Valerie Plame, exposta em público pelo governo Bush, e os bastidores sórdidos da operação de invasão do Iraque
POR Léa Maria Aarão Reis
'De Olhos Bem Abertos' começa na terça-feira
Mostra internacional de cinema engajado: cinema, vídeo, mesas-redondas e debates de 3 a 15 de agosto de 2004 no Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
POR Agência Carta Maior
O legado de Guarnieri
Com a morte de Guarnieri, vai-se parte do legado que se construiu a partir do Teatro de Arena, criado em São Paulo nos anos 50; vai-se também um modo de fazer teatro cujos vetores apontam para o futuro.
POR Flávio Aguiar
Ainda buscamos um Führer diante de quem devemos nos inclinar?
Dirigido por Dennis Gansel, o filme 'A Onda' (2008) é 'baseado em fatos reais', característica que torna ainda mais tétrico o desenrolar da estória. E lança um mote angustiante: uma nova ditadura fascista seria possível na Alemanha dos dias atuais?
POR Flávio Ricardo Vassoler*
Maio de 68, nicho de mercado do atual capitalismo de massas?
É de se esperar que a trama de um filme ambientado em 1968 se espraie pela torrente revolucionária das palavras de ordem e dos coquetéis Molotov, não é mesmo? Eis que o diretor Bernardo Bertolucci subverte a revolução das ruas e volta sua câmera para as ações intimistas d'Os sonhadores (2003).
POR Flávio Ricardo Vassoler
'Meus fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu'
A diretora Maria Maia sintetiza o ímpeto de Darcy Ribeiro no documentário 'Darcy, um brasileiro' (2013), da seguinte forma: "Nesta América Latina, nós só podemos ser resignados ou indignados". Darcy foi comunista. Mas não conseguiu suportar as agruras da burocracia partidária.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Nem tudo o que é sólido desmancha no ar
Em Edukators (2004), filme dirigido por Hans Weingartner, os amigos Jan e Peter querem inocular o caos na burguesia de Berlim. Os educadores invadem os encouraçados burgueses e reconfiguram a noção de expropriação revolucionária. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler*
A caça ao bode expiatório
Que lógica obscura atua sobre a massa e faz com que cidadãos individualmente pacíficos e ordeiros se transformem em artífices da guerra civil quando arregimentados pelo exército espontâneo da vingança? Eis uma das perguntas a que os espectadores do filme dinamarquês 'A caça' (2012), dirigido por Thomas Vinterberg, são expostos. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler*
Sociopatologia da vida cotidiana
Em 'Tiros em Columbine' (2002), Michael Moore se pergunta e nos pergunta por que algo tétrico como aquilo pôde ocorrer? "Uma coisa é certa", sentencia o documentarista: "ainda que as armas não atirem por si mesmas, o massacre fica bastante facilitado se for possível obtê-las em um supermercado, ao abrir uma conta em um banco ou mesmo no cabeleireiro". Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler
Bomba aterrissa nos cinemas brasileiros: Fahrenheit 11/9
Um dos filmes mais aguardados do ano estréia nessa sexta, revelando um Michael Moore mais ácido e municiado do que nunca
POR Camila Agustini
A morte do sonho americano - nos Estados Unidos
Moore voltou à polêmica com 'O Invasor Americano', atual neste momento de caos institucional no Brasil e de brutais investidas contra direitos adquiridos
POR Léa Maria Aarão Reis*
O espectro e a mordaça do horizonte
Não estamos mais diante do espectro do comunismo. O capitalismo já assume os traços de nossa sombra. Assim, o título do filme de George Clooney, 'Boa noite e boa sorte' (2005), desponta com feições aterradoras quando o prenúncio da segunda-feira nos desperta às 6:00 - 6:05; 6:10; 6:15 - com o reverso da utopia: "Bom dia e boa sorte".
POR Por Flávio Ricardo Vassoler*
Discurso sobre o método
Em 'O método' (2005), o diretor Marcelo Piñeyro leva às últimas consequências o princípio excludente que estrutura nossa sociedade: se os recursos são escassos e é preciso competir sem restrições, escrúpulos devem ser relegados como um fardo sumamente desnecessário. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler*
Elogio da loucura
Todos ficamos cabisbaixos e assistimos atônitos à saída escoltada de Randall Patrick McMurphy, personagem interpretada magistralmente por Jack Nicholson em 'Um estranho no ninho?' (1975), rumo à cela de lobotomia. Dói saber que o manicômio já não precisa de grades ou mesmo paredes. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler*
Matarás o próximo como a ti mesmo
Se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra e se o doutor Kurt Gerstein, de 'Amém' (2002), e seu superior hierárquico ainda estivessem vivos, os mais prestigiados cursos de MBA Espaço Vital afora certamente os convidariam para aulas magnas sobre como racionalizar e otimizar a liquidez administrativa.
POR Flávio Ricardo Vassoler
A história se transforma e permanece idêntica a si mesma
Em 'Desaparecido' (1982), o diretor Constantin Costa-Gravas procura desvelar a história subterrânea do desaparecimento do norte-americano Charlie, um escritor esquerdista radicado no Chile quando do golpe militar capitaneado pelo general Augusto Pinochet sob o beneplácito da CIA. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler
O joio e o trigo
Em Machuca (2004), direção de Andrés Wood, estamos às portas do golpe militar de Augusto Pinochet. O padre McEnroe, diretor do tradicionalíssimo colégio Saint Patrick, decide romper a fronteira social que separa o joio do trigo. Os alunos pré-adolescentes da burguesia de Santiago passarão a estudar e a conviver com garotos que vivem na periferia. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler
O masoquismo, subsolo do sadismo
O que Charles Chaplin estaria insinuando ao apresentar "O grande ditador" com a mesma fisionomia de um simples barbeiro do gueto? Estaríamos diante de uma sátira sobre origens pauperizadas de Hitler, ou Chaplin estaria falando da contiguidade entre a massa anômica e o Führer patriarcal? A massa heterônoma de pequenos ditadores se reconhece no Führer Pai, o mesmo que logo recorrerá ao infanticídio de seus súditos. O holocausto do outro pressupõe o auto-holocausto. O masoquismo, subsolo do sadismo
POR Flávio Ricardo Vassoler
O Último Rei da Escócia: as intermitências do poder
Em O Último Rei da Escócia (2006), o diretor Kevin Macdonald apresenta um médico voluntário aprendendo que o dominado é antes de tudo aquele que se lembra.
POR Flávio Ricardo Vassoler
A Internacional Consumista de Costa-Gavras
O Capital (2012) de Constantin Costa-Gravas bem soube lançar a dialética do bom e velho Karl Marx contra as próprias expectativas emancipatórias.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Eu só queria embalar um bebê em meus braços
Se perguntássemos a Selma o que é a verdade, a personagem interpretada por Björk em 'Dançando no escuro', de Lars Von Trier, nos diria sem hesitar: ser mãe
POR Flávio Ricardo Vassoler
Iñárritu (2003): 21 gramas, o peso do perdão
21 gramas (2003), longa-metragem dirigido por Alejandro González Iñárritu, questiona o sofrimento como algo meramente individual.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Afinal, Narciso não se torna mais um súdito?
Uday Saddam Hussein tinha um sósia. O Dublê do Diabo, filme de Lee Tamahori. Ele substituía o primogênito de Saddam em discursos, cerimônias - e atentados.
POR Flávio Ricardo Vassoler
O andarilho se transforma e permanece idêntico a si
Uma antiga (e idílica) tradição utópica parece encontrar a reconciliação dos homens consigo mesmos Na natureza selvagem (2008), filme de Sean Penn.
POR Flávio Ricardo Vassoler
A verdade das máscaras em Vicky Cristina Barcelona
Doug amava Vicky que amava Juan Antonio que amava Maria Elena e Cristina que se amavam. Ao fim e ao cabo, a dúvida se insinua: poderíamos viver a verdade?
POR Flávio Ricardo Vassoler
O Poderoso Chefão: o afago da Mão Invisível
A máfia não é apenas a má consciência do liberalismo. A máfia é o próprio liberalismo. E Vito Corleone é o efetivo self made man.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Fahrenheit 11 de Setembro
Documentário deve ser assistido por todos que não acreditam na banalização do homem.
POR Helena Sut
A queda de um ditador
No sexagésimo aniversário da rendição da Alemanha, filme mostra as últimas horas de Adolf Hitler
POR Gérson Trajano
Tiros em Columbine
Achei perturbador e genial. Estou falando do documentário Tiros em Columbine, que deu a seu realizador, Michael Moore, o Oscar de melhor documentário este ano
POR Martha Medeiros
Para além e para aquém do capital
'Capitalismo: uma história de amor' (2009), documentário dirigido por Michael Moore, procura tensionar os limites éticos e sociais do sistema que forja a noção de universalidade humana e contrapõe muros e cercas farpadas para que os condenados da terra não possam se apropriar da riqueza socialmente produzida. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler*
O ano em que meus pais saíram de férias
Um filme que mostra, por meio da contextualização da "fuga" dos pais no período da ditadura, um corpo político paralelo ao drama pessoal do menino protagonista forçado a passar um período com estranhos. Nasce, deste drama, um retrato fiel à realidade política da época, sem que o filme torne-se essencialmente político ou panfletário.
POR Sofia Pleym - especial para Carta Maior
"O ano em que meus pais saíram de férias" é sucesso de vendas
Filme brasileiro será visto por platéias em todo o mundo no que depender das vendas a distribuidoras da França, Itália, Suíça, Espanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Por enquanto.
POR Carta Maior - ANSA
A indústria dos planos de saúde contra Michael Moore
Depois da realização do documentário "Sicko", uma denúncia contra o sistema privado de saúde nos Estados Unidos, executivos de empresas de planos de saúde decidiram desencadear um plano contra o trabalho de Michael Moore
POR Amy Goodman
A história de um crime de 20 trilhões de dólares
Documentário que será lançado em fevereiro no Brasil mostra o comportamento criminoso de agentes políticos e econômicos que conduziu à crise mundial de 2008. Essa conduta criminosa provocou a perda do emprego e da moradia para milhões de pessoas. "Inside Job" (que ganhou o título de "Trabalho interno" em português) conta um pouco da história que Wall Street e seus agentes pelo mundo querem que seja esquecida o mais rápido possível
POR Marco Aurélio Weissheimer
Diários de Motocicleta: América Indomável
Walter Salles filma acreditando em redenção de América Latina que começa na Suíça e termina com lepra. Realizador mostra ter talento e interesse suficientes para descobrir lugares. Diários de Motocicleta, no entanto, sofre de estranho embate entre instinto inteligente e lógica redutora.
POR Claudio Szynkier
A bela partitura de "Diários de Motocicleta"
Delicada e intimista, a partitura adequa-se com perfeição às belas imagens do filme.
POR André Lux*
A diplomacia das sombras na guerra do Vietnã
Em documentário de TV, vários filmes de época, entrevistas e gravações inéditas mostram os dois anos de encontros secretos entre Le Duc Tho, representante de Ho Chi Minh e Harry Kissinger, tentando assinar a paz dos Acordos de Paris
POR Léa Maria Aarão Reis
O golpe no cinema
O Processo chega às telas depois de premiações e pré-estreias ruidosas. Além dele, nove documentários já mostraram ou estão prestes a revelar outros ângulos do golpe de 2016
POR Carlos Alberto Mattos
Como se filmava depois de Stálin
Mostra 'Nouvelle Vague Soviética' apresenta no Rio clássicos e pérolas pouco conhecidas do período entre Stálin e a Perestroika
POR Carlos Alberto Mattos
O (muito) que restou de maio 1968
'Não quero ouvir assobios da minha juventude quando eu estiver velho', diz o personagem de Depois de Maio que mostra a contracultura infiltrada pela geração de 68 na vida atual e as discussões políticas das esquerdas em outro filme: Quartier Latin. Ambos para assistir em casa
POR Léa Maria Aarão Reis
Uma grande viagem pelo cinema ambiental
Safári, de Ulrich Seidl, abre a Mostra Ecofalante com seu olhar impiedoso sobre a espécie humana
POR Carlos Alberto Mattos
O dedo na ferida do mundo - e do Brasil
No filme de Silvio Tendler 'Dedo na Ferida', os protagonistas são Costa Gavras, Yanis Varoufakis, Celso Amorim, João Pedro Stédile, Paulo Nogueira Batista, Raquel Rolnik, Laura Carvalho e mais onze companheiros mostrando como as grandes corporações se tornaram governos sombra ao sequestrar o estado de bem estar e a justiça social
POR Léa Maria Aarão Reis
Libelo contra os linchamentos
Os linchamentos vêm se tornando uma triste prática também no Brasil. Daí a importância do documentário A Primeira Pedra, dirigido por Vladimir Seixas e produzido por Luís Carlos de Alencar
POR Carlos Alberto Mattos
O muro que separa e o rio que agoniza
Documentários brasileiros colocam em questão a polarização política e o desastre ambiental que afeta o Rio Paraíba
POR Carlos Alberto Mattos
Um novo cinema vem do Magreb
Da Argélia, 'A Natureza do Tempo' e da Tunísia, 'A Amante' - dois filmes de ficção dos jovens diretores árabes que mostram a fascinante realidade atual dos dois países do norte da África
POR Léa Maria Aarão Reis
Quando os 'irmãos' se devoram
A sucessão na ex-URSS em A Morte de Stalin e a guerra civil de Moçambique em Comboio de Sal e Açúcar colocam em cena disputas internas em tempos de transição
POR Carlos Alberto Mattos
Uma avenida divide ricos e pobres
Gentrificação do bairro de Chelsea, uma avenida que separa os muito pobres das super elites nova-iorquinas e a educação de luxo globalizada no mundo e no Brasil são os temas inquietantes do documentário Divisão de Classes
POR Léa Maria Aarão Reis
Vidas periféricas
As moças mineiras de 'Baronesa' e o escritor soviético de 'Dovlatov' têm em comum a vida na periferia e um laço oblíquo com Tchekhov
POR Carlos Alberto Mattos
Livre Pensar - Cinebiografia da Maria da Conceição Tavares
O lançamento do filme Livre Pensar - Cinebiografia da Maria da Conceição Tavares foi realizado na Unicamp no dia 19 de junho, às 18h, no auditório da Adunicamp, como parte das comemorações dos 50 anos do Instituto de Economia
POR Fernando N. Costa
Reaparições amorosas
Apesar dos contextos diferentes (a ditadura brasileira e a ortodoxia judaica), Amores de Chumbo e Desobediência tratam de amores do passado que ressurgem para bagunçar a relativa harmonia do presente
POR Carlos Alberto Mattos
O teatro da justiça
O Orgulho, filme francês com estreia esta semana, trata dos jogos de cena nos tribunais, do preconceito e discriminação de classes e o esnobismo das elites intelectuais evocando para si convicção e o convencimento dos outros
POR Léa Maria Aarão Reis
O amante de Beauvoir
Claude Lanzmann vende à Universidade de Yale cartas de amor da filósofa
POR Leneide Duarte-Plon
Imagens e poder na Era Vargas
Filme de Eduardo Escorel e livro de Miguel Freire repassam a produção de imagens da era getulista e falam de uma época em que, como agora, o irracional e a supremacia dos sentimentos se impuseram sobre o pensamento e a razão
POR Carlos Alberto Mattos
O curioso anticapitalismo de Os últimos Jedi
Denúncia do "livre" comércio, da democracia sequestrada, dos impérios. Protagonismo de mulheres e negros. Que explica tantas concessões da Disney? Não diziam que o público havia se tornado decididamente conservador?
POR Gustavo Freire Barbosa - Outras Palavras
Kafka no Planalto Central
O PROCESSO não expande sua abordagem para mostrar, por exemplo, a decisiva influência da mídia e do poder econômico-financeiro na consecução do golpe. Não há a pretensão inócua de abranger todas as injunções e interesses escusos em jogo
POR Carlos Alberto Mattos
A boa vontade do Peace Corps no sertão do Nordeste
'O documentário versa sobre uma das ações assistencialistas, de 'boa vontade', hoje quase esquecida, e produto de propaganda maciça da política externa do presidente dos EUA, John Kennedy, para diversos países incluindo o Brasil'
POR Léa Maria Aarão Reis
A lição de como estimular o ódio por Luchino Visconti
'Os Deuses Malditos', obra-prima do diretor italiano que foi um marxista assumido, pode ser revisitado no feriado de Semana Santa para reativar a memória histórica sobre o início da força estratégica dos nazistas com a aliança com os grandes empresários da alta burguesia
POR Léa Maria Aarão Reis
Documentário resgata atuação de 'Corpos da Paz' no Nordeste
Fernando Weller, diretor de "Em Nome da América", recupera história dos voluntários do programa norte-americano que atuou no Nordeste durante a ditadura civil-militar
POR Tatiana Carlotti
"Zama" vê a colonização espanhola como delírio indecifrável
Chega enfim aos cinemas brasileiros o novo filme da argentina Lucrecia Martel. Zama é uma coprodução com o Brasil e desafia o espectador a compreender o que Lucrecia quis dizer com essa fantasmagoria colonial
POR Carlos Alberto Mattos
Pantera Negra leva "público exótico" ao Shopping Leblon
Embarcando na onda da produção em que profissionais negros estão em lugares que geralmente ocupados por brancos, o rolezinho organizado pelo Coletivo Preto e o Grupo Emú foi planejado para um lugar tipicamente pela elite branca carioca
POR Juliana Gonçalves - The Intercept Brasil
Filme ABC da Greve: Ontem e hoje Lula é a grande liderança
No doc clássico do saudoso Leon Hirszman, as origens de sindicalista do ex-presidente Luiz Inácio da Silva e sua insistência, desde o início, na necessidade de união nas lutas sociais
POR Léa Maria Aarão Reis
O novo filme da Trilogia do Silenciamento
Diretor de Soldados do Araguaia recupera a narrativa impressionante e corajosa de oito sobreviventes do grupo de 60 jovens da região ao longo do rio Araguaia, no sul do Pará, entre Marabá e Xambioá, em Tocantins
POR Léa Maria Aarão Reis
As polícias sob escrutínio do cinema
Enquanto o Rio de Janeiro assiste à intervenção militar e ao assassinato de Marielle Franco, diversos documentários sobre as polícias militares estão enfileirados à espera de lançamento e de apreciação pública
POR Carlos Alberto Mattos
O segredo dos seus olhos: a Justiça e os justiceiros
Oscar de Filme Estrangeiro, há sete anos, o filme é um clássico do melhor cinema latinoamericano. Vale a pena, nesses dias de alta voltagem política e contagem regressiva para o próximo dia 24, relembrar essa obra de autoria de Campanella e revê-la
POR Léa Maria Aarão Reis
O cinema cubano aqui e agora
O interesse especial pelo cinema cubano tem a ver com o caráter público do cinematográfico, seu alcance massivo, apesar do processo de extinção das salas de projeção
POR Dean Luis Reyes
O Processo: drama e tragédia no Senado Federal
A relevância do filme de Maria Augusta Ramos, sobretudo, é a de ser mais um veículo de repercussão poderosa para chamar a atenção para o dramático momento atual do país
POR Léa Maria Aarão Reis
O processo: filme, protestos, e a dança dos números
POR Flavio Aguiar
Três homens à deriva
Os filmes 'Arábia', 'Uma Temporada na França' e 'Tropykaos' trazem personagens em conflito com os espaços onde vivem e incapazes de formular uma saída política ou existencial para suas vidas.
POR Carlos Alberto Mattos
O cinema precisa dizer algumas verdades
A 23ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade começa nesta quinta, em São Paulo e no Rio. Chamo aqui atenção para os filmes mais promissores e politicamente importantes da programação
POR Carlos Alberto Mattos
Em tempo de cinema
A maior sensação brasileira em Berlim será a apresentação de "O processo", "The Trial", em inglês, de Maria Augusta Ramos. O filme é um documentário de mais de duas horas sobre a presidenta Dilma Rousseff durante o processo de sua deposição ilegal, inconstitucional e ilegítima
POR Flavio Aguiar
The Post - A Guerra Secreta
Imprensa para servir aos governados; não aos governantes
POR Léa Maria Aarão Reis
Marx, quem diria, aplaudido na Barra da Tijuca
No seu filme, Peck reforça Marx: ''A História de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes ''
POR Léa Maria Aarão Reis
O artista de alma inconstante e suas eternas buscas
Para Luciano De Fiore, 'Pasolini sempre se moveu entre paixão e ideologia, entre a tentação narcisista para uma solução individual e a tentação histórica de um compromisso coletivo'
POR João Vitor Santos - UNISINOS
'Se queremos falar do cinema, é preciso vê-lo com um espírito alegre'
Conversa com um homem para quem o cinema é uma arte da partilha universal, Gian Luca Farinelli
POR Jorge Mourinha, Público.pt
Pantera Negra X Panteras Negras
Enredo parece apresentar três imagens representativas de caminhos políticos para o povo negro, num filme em que a todo momento combina ficção e realidade
POR Daniel Luz - pstu.org
Mulheres empoderadas e mães em apuros
POR Carlos Alberto Mattos
Veias abertas da Europa
Dois filmes em cartaz tratam de questões ligadas à história alemã no século XX que ainda ecoam na consciência atual. Em Pedaços fala de neonazismo com ramificações pela Europa e preconceito contra imigrantes. Western mostra ressonâncias do alinhamento da Bulgária com a Alemanha nas duas guerras mundiais
POR Carlos Alberto Mattos
Spielberg, o Vietnã e o Triunfo da Democracia Norte-Americana
'The Post' apresenta outro tema de uma era que começou com o Vietnã: uma concepção mais cética a respeito da democracia norte-americana
POR Natália Mello - opeu.org.br
Filmes investigam o atentado do Riocentro e o sumiço do Che
Os documentários 'Missão 115' e 'Che, Memórias de um Ano Secreto', em cartaz no Festival É Tudo Verdade, trazem à tona informações preciosas sobre dois eventos que marcaram a história latino-americana recente.
POR Carlos Alberto Mattos
Pais e filhos
'Quase Memória', de Ruy Guerra, e o documentário 'Construindo Pontes', de Heloísa Passos, dramatizam, respectivamente, interações literárias e polarização política entre pais e filhos.
POR Carlos Alberto Mattos
Dois filmes, duas formas de violência
'Ex-Pajé' revela os resultados de um etnocídio cultural. 'Praça Paris' trata dos mecanismos psicológicos que alimentam a violência urbana.
POR Carlos Alberto Mattos
Anarquismo e todas as esquerdas: uni-vos!
No terceiro e último episódio para a TV de 'História do Anarquismo - sem deuses nem mestres' é mostrado como a desunião entre partidos e movimentos de esquerda podem levar ao fracasso político nos momentos decisivos de eventos históricos
POR Léa Maria Aarão Reis
Um cinema que desconfiava da revolução
Das alegorias de Nelson Pereira dos Santos à anarquia de 'O Bandido da Luz Vermelha' e aos impasses de 'Memórias do Subdesenvolvimento', os cinemas brasileiro e cubano viviam 1968 como um ponto de interrogação.
POR Carlos Alberto Mattos
68: sonho e realidade sem julgamento moral
No célebre filme de Bernardo Bertolucci, em Paris, três jovens adoradores de filmes se reúnem em jogos sexuais e cinematográficos desafiando a moralidade burguesa
POR Léa Maria Aarão Reis
Filme sobre Lula ganha circuito inédito na América Latina
Exibido no Brasil em 2010, o longa-metragem 'Lula, o filho do Brasil' entrou em cartaz pela primeira vez no Uruguai e está em negociação com outros países
POR Naira Hofmeister
Godard - Um filme como os outros
Nesse longa-metragem sem créditos, sem estrelas e sem qualquer identificação de autoria, Godard fez greve de cinema sem deixar de fazer um filme.Tudo aqui é interrupção e desconstrução. Tudo sabota os processos de identificação com os personagens e a economia da narratividade burguesa no cinema
POR Carlos Alberto Mattos
Marcos Medeiros presente
Marcos Medeiros, Codinome Vampiro é um documentário de rara importância para completar o mosaico evocativo de um período em que a política e a vida afetiva se insurgiam contra a opressão e a caretice
POR Carlos Alberto Mattos
Na TV, os bastidores de maio 68 em Paris
POR Léa Maria Aarão Reis
Minha tia era torturadora?
Em 'O Pacto de Adriana', a chilena Lissette Orozco filmou o inimigo "dentro de casa", uma façanha rara. E fez uma obra extraordinária. O filme está em cartaz por poucos dias no Instituto Moreira Salles do Rio
POR Carlos Alberto Mattos
Quando o espírito de maio de 1968 começou a morrer...
Novo filme francês tenta entender os rumos do período revolucionário e nos aponta o caminho para a Europa atual: racista e neoliberal
POR Marina Mattar, Opera Mundi
O Processo ou as imagens e os sons que nos dominam
O filme de Maria Augusta Ramos não é um documentário simplista que expõe vítimas e culpados. Trata-se de uma inspeção profunda no campo da superfície das imagens, é daí sua força
POR Gilberto Alexandre Sobrinho
Cinema e realidade em casa
A partir desta semana, Carta Maior trará "Cinema e realidade em casa", com sugestões de filmes que para refletir sobre a realidade no Brasil e no mundo
POR Da Redação
Cinema e Realidade em Casa 2
Na segunda edição do projeto, Carta Maior apresenta as resenhas dos filmes "A grande aposta", "Seção especial de justiça" e "Cidadão quatro"
POR Da Redação - Carta Maior
Cinema e Realidade em Casa 3
Dando continuidade ao nosso projeto Cinema e Realidade com o objetivo de entretenimento e estimular a reflexão sobsobre a realidade no Brasil e no mundo
POR Léa Maria Aarão Reis
Cinema e Realidade em casa 4
Voltamos a sugerir um cardápio de três filmes, dando continuidade ao projeto Cinema e Realidade em Casa, de ampla repercussão e em cartaz há um mês
POR Léa Maria Aarão Reis**
Cinema e Realidade em Casa 5
Confira os três filmes desta semana. Não deixe de chamar seus amigos e parentes para debatê-los e, se quiser, envie-nos um texto resumindo essa discussão
POR Da Redação
Cinema e Realidade em Casa 6
Os três filmes que sugerimos assistir cada fim de semana dentro do projeto Cinema e realidade em casa, desta vez são quatro
POR Da Redação
Cinema e Realidade em Casa 7
Confira os filmes desta semana. Não deixe de chamar os seus amigos e parentes para debatê-los
POR Da Redação
Cinema e Realidade em Casa 8
Festejamos neste fim de semana a caravana Lula pelo Brasil e a energia criativa do novo cinema produzido no nordeste sem os vícios da influência da TV
POR Da Redação
Cinema e Realidade em Casa 9
Neste fim de semana, no projeto Cinema e Realidade em Casa, filmes de alto nível cinematográfico focalizando temas de especial - e dolorosa - atualidade
POR Da Redação
Cinema e Realidade em Casa 10
Hoje, sugerimos filmes que nos levam a refletir sobre a dobradinha soberania e cidadania, mas pelo avesso
POR Da Redação
O diálogo árabe-israelense entra em cartaz
'O Filho do Outro', da diretora francesa Lorraine Levy, conta a história da troca de bebês na maternidade entre uma família palestina e outra judia. O problema só é descoberto anos depois, quando todos os personagens se vêem em permanente conflito sobre suas próprias identidades. O artigo é de Luciana Garcia de Oliveira
POR Luciana Garcia de Oliveira
Julgamentos Históricos: Sacco e Vanzetti, condenados pela ira do capitalismo norteamericano
Nicolas Sacco e Bartolomeo Vanzetti foram presos, acusados e posteriormente condenados à morte. No júri, antes mesmo dos debates se iniciarem, a atmosfera declarada a tal fato mostra os males de uma sociedade em crise de desenvolvimento.
POR Cidânia Aparecida Locatelli - Justificando/Carta Capital
Avatar conta uma história que preferimos esquecer
Avatar é, ao mesmo tempo, tolo e profundo. É tolo porque a exigência de um final feliz engendra um enredo previsível que arranca o coração do filme. E é profundo porque, como outros filmes sobre alienígenas, é uma metáfora sobre o contato entre culturas humanas diferentes
POR George Monbiot
Petrobras: O Caso Mattei, um filme para ser revisto
Quanto a Petrobras, há um filme para ser visto ou revisto. Chama-se 'O caso Mattei', é dirigido por Francesco Rosi, foi lançado em 1972 e tem Gian Maria Volonté no papel título, o do engenheiro italiano Enrico Mattei, assassinado em 1962, num atentado contra o avião em que ia da Sicília para Milão e que matou também o piloto e um jornalista que o acompanhava.
POR Flávio Aguiar
Doze anos de escravidão e mais de 100 de silêncio
Há diversos fatos perturbadores que se tivessem sido discutidos em Doze anos de escravidão, de Steve McQueen, dariam outra dimensão ao superestimado filme.
POR Léa Maria Aarão Reis
As serpentes da segunda noite estão nas ruas
O filme alemão 'A Onda' reforça o coro de vozes de alerta para o perigo do ovo da serpente do nazifascismo chocado no Brasil.
POR Léa Maria Aarão Reis
Snowden: o Cidadão Quatro contra o Grande Irmão
A história do americano Edward Snowden é contada nesse documentário com um rigor profissional ímpar, simples, limpo e sem qualquer artifício fácil.
POR Léa Maria Aarão Reis
A sinistra história das privatizações no Brasil
"Privatizações: a distopia do capital", sob patrocínio do ideário do saudoso geógrafo Milton Santos, é a novo filme de Sílvio Tendler.
POR Léa Maria Aarão Reis
Ganhando dinheiro à custa de milhões de empregos
O filme 'A Grande Aposta' mostra que a ganância é a mola que impulsiona a ansiedade sem limites e reforça a insensibilidade diante do sofrimento humano.
POR Léa Maria Aarão Reis - www.umacoisaeoutra.com.br
Homem Irracional - sem culpa e nas mãos do acaso
O mundo de Woody Allen de agora ao que parece se livrou das culpas. Mas o acaso - que pode ter o nome de punição - nos espreita atrás de cada esqui
POR Léa Maria Aarão Reis
O susto ao som da cumbia de los Andes
O filme peruano 'A teta assustada' mostra uma doença existente nas lendas populares que pulsa no imaginário de alguns povos andinos.
POR Léa Maria Aarão Reis
Gonzalo e Machuca no Chile de Allende
Machuca é um filme que já vimos no Brasil - nas telas e nas nossas ruas. Atualmente, há os que desejam reprisá-lo aqui; mas não nas telas.
POR Léa Maria Aarão Reis
John Reed no México Insurgente
Através de documentos e sempre com Taibo in loco, o vídeo mostra a travessia de Reed pela fronteira de El Paso e a chegada a Chihuahua, reduto de "Pancho".
POR Léa Maria Aarão Reis
O verdadeiro monstro da primeira página
É impressionante como um dos grandes filmes políticos italianos, produzido em 1972, pode muito bem explicar como funciona a mídia brasileira de hoje.
POR Léa Maria Aarão Reis*
A solidão do trabalhador no século 21
O filme 'Dois dias, uma noite' mostra que a saída para a classe trabalhadora da Europa e do mundo ainda é esta: continuar lutando.
POR Léa Maria Aarão Reis
A memória necessária e o silêncio dos midiotas
Remexendo no pó da terra e no fundo das águas, o poeta Patricio Guzmán alerta para o perigo que corremos com o esquecimento, o silêncio e com a omissão.
POR Léa Maria Aarão Reis*
O Mercado de Notícias - teoria, princípios e abobrinhas
O novo documentário de Jorge Furtado cumpre sua brava função: é durável - ao contrário de seu objeto, o jornalismo brasileiro.
POR Léa Maria Aarão Reis
Que horas ela volta?: Com medo de Jéssica
Há quem ache Jéssica arrogante e há quem ache maravilhosa. Dependendo do que você acha da Jéssica fica claro em quem você vota.
POR Léa Maria Aarão Reis*
A lei do Mercado: não pense, trabalhe!
No filme La Loi du Marché, o personagem de Thierry engrossa o caldo do drama da recessão econômica em países com índices de desemprego crescentes.
POR Léa Maria Aarão Reis - umacoisaeoutra.com.br
Sangue e molho de tomate em Hollywood
Enquanto Iñarritu preconiza, mesmo que de viés, a cartilha do neoliberalismo, Tarantino critica essa ferocidade e estiliza a violência radical.
POR Léa Maria Aarão Reis - www.umacoisaeoutra.com.br/
O homem íntegro diante de um tribunal de exceção
O filme 'Trumbo', mesmo que o filme não faça justiça ao protagonista, mostra como se comporta um homem coerente diante de tribunais de exceção.
POR Léa Maria Aarão Reis* - www.umacoisaeoutra.com.br
White God - A vingança dos oprimidos
Filme húngaro foi filmado com cerca de 200 cães treinados e conta a história de uma gangue de cachorros que saem às ruas para se vingar dos maus tratos.
POR Léa Maria Aarão Reis* - http://www.umacoisaeoutra.com.br/
Aldeia-SP: Um olhar de revolta no cinema indígena
O Aldeia-SP mostra um Brasil dinâmico, com as lutas contínuas de suas minorias, a sua resistência e sua coragem.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Galeria F: O cinema político ilumina as trevas
O doc narra a incrível saga de Theodomiro Romeiro dos Santos, preso político que se tornou primeiro condenado à morte, no Brasil republicano.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Léa Maria Aarão Reis: Relatos de um mundo selvagem
'Relatos Selvagens' trata do momento de fúria em que os indivíduos 'perdem o controle' e reagem à sopa sem fim de violência e ao caos em que se vive.
POR Léa Maria Aarão Reis* - www.umacoisaeoutra.com.br
Sicário: Soberania, uma ideia em desuso?
Filme com Benício del Toro mostra que a CIA ainda age de modo tão brutal quanto os senhores do tráfico.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Pasolini sempre atual: Estamos todos em perigo
Em sua última entrevista, Pasolini afirmou: 'estamos todos em perigo'. Era uma referência ao mundo do hipercapitalismo e da brutalidade.
POR Léa Maria Aarão Reis*
O tigre tâmil e o terror dentro da França
O filme, sobre a imigração ilegal e o asilo político, narra a fuga de três pessoas dos horrores da violentíssima guerra civil do Sri Lanka.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Iraque Ano Zero: Como destruir um país
O filme mostra as consequências dessa invasão americana no dia-a-dia. Foi o silêncio mais denso que experimentei na vida ao sair de uma sala de cinema.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Vietnã, batendo em retirada: debandada de Saigon
'Quem vai, quem fica?' era o dilema que a todo instante exigia decisão rápida na fuga do Vietnam retratada em 'Last days in Vietnam', de Rory Kennedy.
POR Léa Maria Aarão Reis
O Super Lobista: mestres da persuasão e da delação
Filme com Kevin Spacey mostra a atividade de lobistas, que quando apanhados pela Lava-Jato são travestidos de heróis pela mídia e vestem a toga de juízes.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Samba: um retrato da imigração
A discriminação aos imigrantes também desembarcou no Brasil e um filme francês tem muito a nos dizer sobre essa realidade cada vez mais presente.
POR Léa Maria Aarão Reis
Timbuctu - o grito de dor da África
O recado de Sissako em seu filme, que ganhou na última semana nada menos que sete prêmio Cesar, é um recado direto.
POR Léa Maria Aarão Reis
Pelos direitos humanos, contra a realidade
No filme, religião e política se misturam. A religião é vista de maneira política e a política tratada como religião com seu elenco de verdades absoluta.
POR Léa Maria Aarão Reis*
'Syriana', um filme que poderia chamar-se 'Corrupção S/A'
Qualquer um que acreditou na ladainha neoliberal sobre a honestidade das corporações privadas frente à corrupção do Estado terá que rever seus valores.
POR André Lux*
Deus e o diabo na terra do Homem
Todo resultado, para Glauber, era inesperado. "A rigor," afirmava, "o filme foi todo improvisado; literalmente diferente do roteiro."
POR Léa Maria Aarão Reis
Uma ventania tenta varrer a pesca artesanal no Brasil
Colônias à beira do mar, ribeirinhas, de lagunas e mangues, algumas existentes há várias gerações, são protagonistas do filme Vento Forte.
POR Léa Maria Aarão Reis
'Nostalgia da Luz': as mulheres não esquecem
'Vou procurar o meu noivo até morrer', diz uma mulher determinada a encontrar os restos mortais do noivo assassinado pela ditadura de Pinochet.
POR Léa Maria Aarão Reis
O Mensageiro: a hipocrisia mata
O filme conta a história do jornalista que descobriu a conivência e o acordo bilionário do governo de Ronald Reagan com traficantes da América Central
POR Léa Maria Aarão Reis
Revisitação do passado para a leitura do presente
"Uma Família em Tóquio" é uma versão cuidadosamente atualizada do filme "Era Uma Vez em Tóquio", do diretor Yasujiro Ozu.
POR Léa Maria Aarão Reis
A História se repete: Panamá, Guatemala, Equador, Irã, Iraque. E Brasil?
O capítulo mais interessante 'Zeitgeist" é Assassinos Econômicos, baseado no best seller devastador do ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos EUA, John Perkins, um economista travestido de consultor da poderosa empresa Chas. T. Main
POR Léa Maria Aarão Reis*
Jimmy's Hall: Com os jovens fica a esperança
Este filme do mestre Ken Loach sugere que a ideia socialista continuará sempre viva no espírito, no coração e na generosidade dos jovens que chegam.
POR Léa Maria Aarão Reis
Era o Hotel Cambridge: Entre! A casa é tua!
Doc apresenta o cotidiano do edifício de 15 andares do antigo Cambridge, na Avenida 9 de Julho, em SP, hotel dos mais luxuosos da cidade nos anos 1950/60
POR Léa Maria Aarão Reis*
O show dos juízes obcecados
O filme A Conexão Francesa mostra como a mídia fabricou um herói de ocasião vendendo a imagem do juiz que 'procura a vitória da Justiça contra o crime'.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Aquarius, um filme de resistência
Aplaudido no festival de Cannes, Aquarius é um filme que a direita quer boicotar porque mostra justamente um Brasil que eles tentam esconder.
POR Léa Maria Aarão Reis*
Aquarius: A energia para continuar a lutar
Aquarius é um totem da resistência permanente dos brasileiros contra o esbulho dos usurpadores e da energia da qual precisamos para botá-los para fora.
POR Léa Maria Aarão Reis* - http://www.umacoisaeoutra.com.br/
O cinema brasileiro vai bem? Por Amanda Coutinho
Não parece razoável festejar a troca de elites no meio cinematográfico: de Hollywood para Globo Filmes, quer dizer, do capital internacional para o grande capital nacional articulado internacionalmente.
POR Amanda Coutinho*
Spotlight: o silêncio da mídia
O filme Spotlight mostra como os jornalistas de Boston eram amigos dos personagens envolvidos no escândalo abafado. Alguma semelhança com o Brasil?
POR Léa Maria Aarão Reis* - www.umacoisaeoutra.com.br
O riso dos outros e o limite do humor
O documentário 'O riso dos outros' foi feito sob medida para ser revisto pós-atentado ao Charlie Hebdo.
POR Léa Maria Aarão Reis
Selma e os gritos que ainda vêm das ruas americanas
Filme indicado para o Globo de Ouro, 'Selma' retrata as lutas que selaram a adoção da lei para garantir os direitos dos eleitores afro-americanos nos EUA.
POR Léa Maria Aarão Reis
La Haine, o filme de Mathieu Kassovitz: o mesmo ódio vinte anos depois
O ódio apontado no filme fermentou escancarado, à vista de toda uma sociedade envenenada durante pelo menos os últimos 20 anos até um trágico desenlace. Por Léa Maria Aarão Reis.
POR Léa Maria Aarão Reis
O Veneno Está na Mesa II: a agroecologia é a resposta ao agronegócio mortal
Em novo filme de Sílvio Tendler, Stédile, do MST, afirma: "está mais que provado que podemos produzir sem venenos sem desequilibrar o meio ambiente."
POR Léa Maria Aarão Reis
A Batalha de Argel: um fantasma sempre presente
A 'Batalha de Argel' mostra a origem de todo tipo de terrorismo e das mais variadas formas de fundamentalismo. Mostra como muitos dos problemas que a Europa está precisando resolver hoje são consequência do seu passado colonial.
POR Léa Maria Aarão Reis
Dossiê Jango: É preciso dizer não à paz entre os escombros
Dossiê Jango é um documentário pródigo no estabelecimento de ilações sobre as razões político-históricas para o possível assassinato de João Goulart. Para nós, brasileiros, desponta uma profunda indignação capitaneada por João Vicente Goulart, o filho de Jango que vem lutando há muito tempo para que a verdade sobre o falecimento de seu pai venha à tona.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Um sonho intenso: a economia brasileira vai ao cinema científico de José Mariani
'Um sonho intenso' reforça a ideia permanente de Mariani: "Se Glauber dizia que o cinema não exclui a poesia, acrescento: o cinema não exclui a ciência."
POR Léa Maria Aarão Reis
Interstellar: a utopia resgata o presente do futuro?
Interstellar não é unicamente um filme-catástrofe: é uma narrativa sobre a fronteira da ciência quando a Terra se esgota. É ficção científica que não imagina o passado, procura o futuro e por isso ocupa a incerteza mais radical. Por Francisco Louçã.
POR Francisco Louçã - Esquerda.net
A ditadura civil-militar em 10 filmes
Há cinema novo, cinema marginal, documentário, curta-metragem, cinema contemporâneo, filmes icônicos e filmes pouco conhecidos.
POR Rodrigo Giordano
Tatuagem, de Hilton Lacerda: o cinema de raiz vem do nordeste
Filme de craques, estreia em longa-metragem de ficção de Hilton Lacerda tem como arma o deboche dos cafofos do underground recifense. Além de confirmar em Tatuagem o talento de excelente roteirista, Hilton é um condutor certeiro de diálogos: o que, aliás, mais falta faz ao cinema nacional, e cria o ritmo quase perfeito na primeira parte deste seu primeiro filme.
POR Léa Maria Aarão Reis
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo rica em temas sociais e políticos
A programação da Mostra foca em produções contemporâneas às quais o público dificilmente teria acesso. Isso ajudou a construir uma característica própria do evento, que se diferencia de seu análogo carioca, de caráter mais mercadológico. Enquanto o Festival do Rio exibiu os novos filmes de autores já celebrados, a Mostra aposta nas obras que se destacaram nos principais festivais internacionais deste ano.
POR Rodrigo Giordano
Nagieb Khaja produz filme em que afegãos retratam a si mesmos
O projeto distribuiu 30 celulares com câmera entre moradores de vilarejos de regiões no sul do país para filmarem a vida cotidiana em suas comunidades. O inusitado documentário chama-se "Meu Afeganistão - A vida na zona proibida".
POR Léa Maria Aarão Reis
Getúlio, afinal, o que é? Por Léa Maria Aarão Reis
A direita força referências com o Mensalão e reclama uma suposta elegia. A esquerda vê um filme de direita estrategicamente lançado meses antes das eleições deste ano.
POR Léa Maria Aarão Reis
O mundo é um campo de batalha
"Dirty Wars - The world is a battlefield" é um dos 25 filmes exibidos até o dia 10 deste mês, no Festival do Rio, com a parceria da Anistia Internacional no Brasil, na Mostra Direitos Humanos. Por Léa Maria Aarão Reis.
POR Léa Maria Aarão Reis
O cinema de combate do Festival do Rio
No mais recente Festival do Rio, diversos documentários seguem a escola Michael Moore de cinema ativista.
POR Léa Maria Aarão Reis
O espírito de 1945 hoje
A energia e o entusiasmo das pessoas construindo o estado de Bem-Estar Social britânico e a consciência de união e solidariedade que tomaram conta do Reino Unido - o espírito de 1945 segundo Ken Loach.
POR Léa Maria Aarão Reis
Setenta combatentes e apenas um filme
Sobreviventes da dor e da violência, os 70 militantes trocados por um embaixador sequestrado são os entrevistados de Emília Silveira.
POR Léa Maria Aarão Reis
A NSA e os Ladrões de Segredos
Em 'Roubamos segredos - a história do Wikileaks' (2012), o norte-americano Alex Gibney repete o oportunismo dos seus "produtos" cinematográficos fast food. A ambiguidade do documentário começa no próprio título. Nele, a sugestão é a de que Julian Assange e seus companheiros surrupiam documentos confidenciais. Mas quem, afinal, são esses ladrões de segredos?
POR Léa Maria Aarão Reis
Praia do Futuro: o imenso mar de Karim Aïnouz
Os (poucos) espectadores que se sentem insultados com as duas lindas sequências de sexo entre os rapazes deveriam sair também do armário; não do cinema.
POR Léa Maria Aarão Reis
•
Em 'Praia do Futuro', a arte de descrever dilemas
Cine Holliúdy, de Halder Gomes: paixão pelo cinema no dialeto cearês
Rejeitado quatro vezes em editais dos quais participou, Cine Holliúdy é uma comédia deliciosa.
POR Léa Maria Aarão Reis
Festival do Rio: A estrada da violência e do desalento
Valentine Road (cemitério da cidade na Valentine Road - "o caminho dos namorados", que empresta nome ao filme) não faz o barulho do cinema extrovertido de Michael Moore nem é mais uma obra de insistentes denúncias do que pode ocorrer com a absurda compra desregulada de armas nos EUA. A qualidade rara da obra de Marta Cunningham é o quase alcance da objetividade.
POR Léa Maria Aarão Reis
Plínio Marcos nas quebradas do mundaréu
Filme viaja na vida e obra do santista Plínio Marcos, ator, funileiro, ponta-esquerda da Lusa Santista, dramaturgo de linguagem desbocada e cheia de fúria.
POR Gérson Trajano
Festival do Rio: A primeira baixa
'A primeira baixa' segue as trajetórias de dois rapazes durante o prolongado e violento cerco à cidade de Misrata, na Líbia.
POR Léa Maria Aarão Reis
A incredulidade como caminho na política grega
O ambiente político de indignação pelo qual a Grécia passou - e ainda passa - cria tensões que acabam desenrolando em caminhos extremamente inversos. Em 'Demokratia, a via Crúcis', Marco Gastine acompanha os descaminhos trilhados pelos gregos na tentativa de reconstruírem seu país.
POR Caio Sarack
Algo no Caminho (2013) rascunha a impossibilidade da autonomia
O cineasta indonésio Teddy Soeriaatmadja trouxe seu sétimo longa-metragem a esta Mostra de São Paulo: "Algo no Caminho" (Something in the way, 2013) acompanha a vida de Ahmad, um morador pobre de Jacarta, e sua vizinha, uma prostituta. Mesmo com suas fraquezas, a obra nos permite ver que a paralisia de Ahmad é bem menos particular que pensamos.
POR Caio Sarack
La Jaula de Oro: a marcha fúnebre da imigração
Os suburbanos guatemaltecos rumando a Norte em La Jaula de Oro (2013), do estreante Diego Quemada-Díez, trazem uma esperança natimorta e sem sentido.
POR Caio Sarack
Para ser virada, uma página deve ser lida
Dirigido por Paula Sacchetta e Peu Robles, Verdade 12.528 - cujo nome se relaciona à lei que criou a Comissão Nacional da Verdade em 2011 e a instituiu em maio de 2012 - registra a importância da instauração da Comissão da Verdade e nota resquícios ditatoriais na corrente atuação do Estado brasileiro.
POR Gérson Trajano
'Depois da chuva' e a demencracia brasileira
Em Depois da Chuva, aqueles que se opunham à ditadura militar não comemoram as Diretas Já e veem as canções de protesto dos festivais com escárnio.
POR Rodrigo Giordano
El Gran Circo Pobre de Timoteo
Os últimos dias de um circo gay, que existe há mais de 40 anos e é um dos mais populares no Chile.
POR Gérson Trajano
Mostra: "Ana Arabia", um conflito e um plano
Num único plano-sequência de 81 minutos, mais recente filme de Amos Gitai milita pela convivência pacífica entre judeus e árabes.
POR Rodrigo Giordano
Em adaptação de novela francesa, Costa-Gavras acerta mais uma vez
Em novo longa-metragem - O Capital (2012) - enxuto, preciso e eficiente, pontilhado do cinismo dos executivos, pelo qual alguns críticos não se entusiasmaram (acharam "esquemático") Costa-Gravas reproduz algumas observações literárias à perfeição, nos tempos cinematográficos justos, sem pernosticismos, permitindo que qualquer espectador tenha acesso à trama.
POR Léa Maria Aarão Reis
O sangue é mais forte que a cultura?
"Pais e Filhos" relata a história complexa de dois bebês trocados na maternidade, quando nascem, e destrocados pelos casais que os estão criando seis anos depois.
POR Léa Maria Aarão Reis
Os Súditos do Rei Midas
"A maior concentração de seres humanos para trabalho manual desde a construção das pirâmides do Egito". Eu (ainda) não sei como alguém se sente quando o oncologista diz que a biopsia acaba de diagnosticar um tumor maligno, mas quando me deparei com a frase garimpada do filme Serra Pelada (2013), direção de Heitor Dhalia, fiquei pensando em como era morrer de câncer nos tempos dos faraós.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Primeiro longa-metragem saudita é uma jóia
"Wadjda", o nome do filme, é o nome próprio de sua pequena protagonista, uma menina de 11 anos, cujo sonho é comprar uma bicicleta.
POR Flávio Aguiar
'5 Câmeras Quebradas' mostra a luta pacífica palestina
Como não podia ser de outra de maneira, a história de 'Cinco Câmeras Quebradas' é a de um povo reprimido e humilhado que não se ajoelha e luta.
POR Pascual Serrano
Filme de Betty Kaplan "De Amor e de Sombras" (1993) mostra jornalista alienada que descobre o amor e a repressão durante o governo Pinochet. O filme é baseado no romance de mesmo nome da escritora Isabel Allende. Por Gérson Trajano.
POR Gérson Trajano
"A Família" expõe ferida histórica da Alemanha
Quarta maior economia do mundo, alto padrão de vida, país-chave nas decisões relacionadas à União Europeia, a Alemanha tem como um de seus representantes na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo um filme que lhe cobra por uma dívida pouco reconhecida de seu passado recente.
POR Rodrigo Giordano
Testemunhas de uma guerra, de Danis Tanovic: tiro de misericórdia
Uma pergunta embasa 'Testemunhas de uma guerra' (2009), filme dirigido pelo bósnio Danis Tanovic: o sobrevivente é um assassino?
POR Flávio Ricardo Vassoler
Retrato social do Chile
Baseado no best-seller de Isabel Allende, A Casa dos Espíritos narra a história do país andino dos anos 1920 ao golpe de Estado que derrubou Salvador Allende. Por meio da saga da família Trueba, o filme narra a história do Chile a partir da década de 1920, uma sociedade patriarcal e conservadora, até os anos 1970, quando há o golpe militar. Por Gérson Trajano
POR Gérson Trajano
Apenas o Vento: um fenômeno de bilheteria húngaro
Por que um filme modesto, de diretor desconhecido para a maioria das plateias, vindo de um país sem um marketing convincente da sua indústria cinematográfica, e apresentando um tema distante de nós - a perseguição aos ciganos no leste da Europa - se mantém em cartaz há nada menos que quatro meses, no Rio de Janeiro?
POR Léa Maria Aarão Reis
POR
Walesa e Wajda: dois mitos e um filme benevolente
O encontro dos dois mitos neste documentário histórico de agora decepciona. O personagem se apresenta monocórdio, a interpretação do protagonista, tão festejada na Europa (ator Robert Wieckiewicz), é exagerada e quase caricata, e muitas das perguntas sobre a história da militância de Walesa que se fazem hoje ficam sem resposta. Por Léa Maria Aarão Reis.
POR Léa Maria Aarão Reis
Trem noturno para Lisboa: pequena filosofia em Portugal
O filme do dinamarquês Bille August vai arrastar multidões. Não chega ao mínimo do "não penso, não existo, só assisto". Pode até provocar.
POR Léa Maria Aarão Reis
A Terra Prometida e a identidade perdida da "América"
Em novo filme, Gus van Sant retrata a identidade norte-americana e a progressiva dissolução de um modo de vida comunitário que ajudou a construir o país.
POR Marco Aurélio Weissheimer
O Sermão da Estepe
O Gandhi de Richard Attenborough por Flávio Ricardo Vassoler.
POR Por Flávio Ricardo Vassoler
O meu amigo de Caracas
Trata-se de uma bela homenagem ao amigo de Caracas com quem Oliver Stone iniciou uma afetuosa amizade em 2009, quando conheceu e filmou Hugo Chávez para outro documentário de sua autoria, Ao sul da fronteira. Por Léa Maria Aarão Reis.
POR Léa Maria Aarão Reis
Blue Jasmine: a realidade é comer pizza vendo TV
Em Blue Jasmine, Woody Allen parece cansado de brincar de sair da realidade com uma virada do acaso favorecendo seus heróis no último momento.
POR Léa Maria Aarão Reis
O grande mestre, de Wong Kar-Wai: o poeta da perda decepciona outra vez
Em O Grande Mestre, Kar-Wai parece se perder na montagem confusa e se rende à mesmice do cinema comercial careta. Termina quase ridículo.
POR Léa Maria Aarão Reis
A Terra Firme de Emanuele Crialese e os indesejáveis náufragos
O tema de Terra Firme, do descendente de sicilianos Emanuele Crialese, não vem de hoje. Há anos o êxodo e os naufrágios vêm ocorrendo.
POR Léa Maria Aarão Reis
Azul é a cor mais quente (2013), de Abdellatif Kechiche
O personagem de Adèle é de uma geração em que escolher a identidade do sexo é, cada vez mais, uma questão natural: este é um ponto central do filme.
POR Léa Maria Aarão Reis
Nebraska, de Alexander Payne: a fantasia do milhão de dólares
Na América profunda de Nebraska, fazer um milhão de dólares é uma fantasia de velhos decrépitos cujos neurônios estão à beira de se extinguir.
POR Léa Maria Aarão Reis
Além da Fronteira: gays no estado de apartheid
A história de uma realidade pouco conhecida: a manipulação pela polícia secreta israelense de gays palestinos que conseguem passe para circular em Tel-Aviv
POR Léa Maria Aarão Reis
Philomena: Uma nova mulher forte de Stephen Frears
Philomena Lee é uma enfermeira aposentada, uma irlandesa de 80 anos. Existe em carne e osso. Nunca esqueceu o menino que as freiras venderam.
POR Léa Maria Aarão Reis
A cortina se fecha para os presos políticos sem voz
Para Jafar Panahi (também autor de 'Isto não é um Filme'), "viver atrás de cortinas fechadas é pior do que se matar".
POR Léa Maria Aarão Reis
Em busca da verdade na história de Iara Iavelberg
'Em Busca de Iara', filme de Mariana Pamplona e Flávio Frederico, desmascara mais uma das cínicas lendas criadas pela ditadura civil-militar para justificar seus crimes.
POR Léa Maria Aarão Reis
Scorsese em Wall Street: oportunidade e ganância
O que interessa a Scorsese é mostrar uma imagem não panfletária de alguns pilares do sonho americano: agressividade, violência e obsessão pelo dinheiro
POR Léa Maria Aarão Reis
Tempo para a guerra, e tempo para os escombros
As tomadas panorâmicas do italiano Roberto Rossellini vão caminhando pela carcaça de Berlim. Montes de entulho em meio aos quais ratos e sobreviventes disputam um naco de pão esverdeado e a última lata de carne em conserva. Alemanha, ano zero (1948), filme dirigido por Roberto Rossellini, denega a poética restauradora do Velho Testamento. Por Flávio Ricardo Vassoler
POR Flávio Ricardo Vassoler
E se o mundo ainda não estiver pronto antes da chegada do nosso olhar?
Em um 'Encontro com Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá', de Sílvio Tendler, descobrimos que há três mundos em um só. Tese: o 1º é a imagem idílica que dele desponta do mundo - a globalização como fábula. Antítese: o 2º é o mundo como ele é - a globalização como perversidade. Síntese: o 3º é o mundo como ele pode ser - uma outra globalização.
POR Flávio Ricardo Vassoler
A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino: a doce Roma de Fellini 51 anos depois
POR Léa Maria Aarão Reis
Bertolucci, Mestre do Máximo e do Mínimo
Maestro do bom gosto no filme Eu e você, o cineasta italiano Bernardo Bertolucci mais uma vez mostra sua confiança na energia dos jovens.
POR Léa Maria Aarão Reis
O discurso da servidão voluntária
O darwinismo social de nosso capitalismo não sentencia que aquilo que sobrevive e sobrepuja é a única força possível - e válida? Sendo assim, por que as vítimas deveriam se identificar com as vítimas? Daniel Balint, protagonista de Tolerância Zero (2001), reproduz o discurso da servidão voluntária, "contanto que eu possa escarrar o meu ódio contra o outro que é tão impotente quanto eu mesmo".
POR Flávio Ricardo Vassoler
O corredor polonês do cristianismo seletivo
Harvey Milk, cuja trajetória foi magistralmente interpretada pelo ator Sean Penn, acaba silenciado por tiros à queima-roupa. Mas o ativista já dissera que a luta pelos direitos humanos é impessoal, apesar da brutalidade acossar pessoalmente aqueles que o dedo em riste do reacionarismo só estigmatiza.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Réquiem para um sonho
A trama 'Adeus, Lênin!' (2003), de maneira inusitada, não apenas focaliza uma fratura familiar provocada pela sanha de abandonar Berlim Oriental, como também narra uma fundamental nostalgia de algo que, após a queda da União Soviética, se tornou indelével: a esperança como cicatriz.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Júlio César ainda vive
O filme 'César deve morrer' (2012), dirigido por Paolo Taviani e Vittorio Taviani, baseia-se na peça de 'Júlio César' (1623), de Shakespeare. Entretanto, não se passa no Senado de Roma, mas sim em Rebibbia, uma prisão de segurança máxima na periferia da capital italiana.
POR Flávio Ricardo Vassoler
'O Sonho de Wadja' em meio ao extremismo saudita
A cineasta Haifa Al-Mansour venceu o seu primeiro grande desafio. Ao conseguir finalizar o filme 'O Sonho de Wadja' - o primeiro rodado inteiramente na Arábia Saudita -, seguramente entra para a história do cinema mundial. Falta agora exibir o trabalho em sua terra natal, uma barreira difícil de superar diante da ilegalidade das salas de cinema no país.
POR Luciana Garcia de Oliveira
Administrável mundo novo
'Tempos Modernos' (1936) sugere que a rotina coercitiva da linha de produção mimetiza a disciplina uniformizada do presídio. (Na verdade, a ordem dos termos não altera a violência do produto, pois o capataz da indústria é que é o verdadeiro ancestral do carcereiro.)
POR Flávio Ricardo Vassoler
Nove Rainhas: mentiras e máscaras como metáfora do neoliberalismo
POR Oscar Guisoni
"O Cheiro do Ralo": Narciso gosta de se mutilar
Se levássemos a lógica de (re)produção de nossa sociedade às últimas consequências, quem deveríamos elevar à condição de protagonista romanesco?
POR Flávio Ricardo Vassoler
Para aquém ou para além do capital
POR Flávio Ricardo Vassoler
Após a revolução, resta o problema dos revolucionários
POR Flávio Ricardo Vassoler
'Amistad': O navio negreiro, porão do liberalismo
POR Flávio Ricardo Vassoler
Laranja Mecânica, a liberdade assistida da imaginação
POR Flávio Ricardo Vassoler
O amor entre os escombros
As reflexões e o imaginário sobre o amor via de regra se voltam para casais jovens. Como se as rugas e os corpos murchos esturricassem o mais nobre dos sentimentos. Na contramão, o diretor Michael Haneke procurou filmar o crepúsculo do Amor (2012). No filme, um casal idoso é retratado com muita singeleza.
POR Flávio Ricardo Vassoler
"A Separação" entre o joio e o trigo
Filme iraniano dirigido por Asghar Farhadi, estrutura diversas críticas à teocracia iraniana, mas parece reverberar uma máxima para os ocidentais.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Não haverá tiros de misericórdia em Ruanda
'Tiros em Ruanda' (2005), filme dirigido por Michael Caton-Jones, narra o caos legado pelos antigos colonizadores belgas. Consta que antes da chegada dos europeus, não havia hostilidade entre tutsis e hutus. Mas era preciso dividir para reinar.
POR Flávio Ricardo Vassoler
O som disperso ao redor: limitações da crítica social que esboça caricaturas
"O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho, aglutina um panorama de fatos supostamente banais sob os quais o processo histórico de constituição de nosso capitalismo periférico posiciona as diferentes classes e determina a assimetria de seus contatos, a proximidade efêmera de suas relações e, por vezes, a contiguidade espacial da profunda desigualdade.
POR Flávio Ricardo Vassoler*
O papa acredita em Deus?
A fumaça branca já alertara os fiéis sobre a decisão do conclave. Para selar o ritual religioso secularmente estabelecido, o novo papa só precisaria dar o ar da graça e saudar o rebanho ávido por um novo líder. Mas eis que o escolhido hesita e começa a gritar quando o cardeal o anuncia. Claro que essa história não é a do papa Francisco, mas da ficção do diretor italiano Nanni Moretti, que voltou a estar em cartaz em alguns cinemas do país.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Igreja e poder nas favelas argentinas
Novo filme argentino com Ricardo Darín, 'Elefante Branco' conta história inspirada no padre Carlos Mugica, assassinado pelo movimento direitista Triple A em 1974.
POR Oscar Guisoni
Dois filmes sobre o nazifascismo
"Indigènes", do diretor Rachid Bouchareb, arrancou muitos aplausos na exibição para a imprensa. "L'amico di famiglia", de Paolo Sorrentino, passa-se em cidade que conserva clara e firmemente a ideologia e o aspecto urbano do fascismo.
POR Ernesto Perez
A Palestina vai ao Oscar e é detida
O palestino "5 Broken Cameras" é um dos indicados ao Oscar de documentário estrangeiro. Mas seu diretor, esposa e o filho foram ao desembarcar em Los Angeles.
POR Baby Siqueira Abrão
Em filme sobre Bin Laden, Hollywood ajuda a 'normalizar' a tortura
"A hora mais escura", com cinco indicações ao Oscar, tem estreia no Brasil.
POR Slavoj Zizek*
POR
O homem que plantava árvores
Curta de animação vencedor do Oscar de 1988 conta uma história silenciosa e encantadora que fornece uma resposta simples à essa pergunta.
POR Marco Aurélio Weissheimer
Guerra de todos contra todos
"Contra todos", de Roberto Moreira, enseja uma leitura acurada das contradições sociais e psicossociais que capitalismo produz e reproduz.
POR Flávio Ricardo Vassoler
Era uma vez um império que fazia cinema
Ao contrário da época em que o Oscar foi criado, em 1929, e sobretudo do período após a Segunda Guerra Mundial, hoje Hollywood padece da mesma anemia de poder que se apoderou do império norte-americano. Embora não tenha deixado de impor valores culturais ao mundo, o glamour de suas estrelas já não brilha como antes, e seu modelo de narrativa já não produz tanto impacto também.
POR Oscar Guisoni
A violação dos direitos humanos nos filmes
Existem normas de conduta, mesmo em conflitos armados, que devem ser respeitadas. Preocupa quando se fazem filmes nos quais se justificam essas violações dos códigos de conduta, que isso não seja denunciado. Filmes como o mais recente sobre Bin Laden são uma tentativa de idealizar a capacidade dos serviços de segurança do establishment dos EUA para conseguir o que desejam, seja onde e como for.
POR Vicenç Navarro* – Sistema Digital
Aki Kaurismaki mostra o mais solitário dos homens
Aki Kaurismaki mostra o mais solitário dos homens "Laitakaupungan Valot" ("As luzes da Cidade"), filme do diretor finlandês Aki Kaurismaki apresentado neste dia 22 no concurso pela Palma de Ouro, completa a trilogia do diretor.
POR Francesco Gallo
Com Gael Garcia Bernal, filme conta como um publicitário superou o General Pinochet
Indicado ao Oscar de filme estrangeiro, 'No', do diretor Pablo Larrain e estrelado por Gael Garcia Bernal narra a história do plebiscito de 1988 que pôs fim à era Pinochet.
POR Ed Stocker
POR
Lincoln e a escravidão: Nem tanto ao céu, nem tanto à terra
Sem prejuízo à sua importância, seu governo se tentou negociar projetos de colonização que pretendiam transferir afro-americanos para América Central, Caribe e Brasil.
POR Maria Clara Sales Carneiro Sampaio
Django Livre, Siegfried, Obama: metamorfoses liberais
Vassoler comenta novo filme de Tarantino.
POR Flávio Ricardo Vassoler
'Infância clandestina': a longa sombra da ditadura sobre o cinema argentino
POR Oscar Guisoni
"Hamaca Paraguaya", de Paz Encina
Desde a década de setenta não se via um longa paraguaio rodado em 35mm. O retorno é assinalado por obra cujo enredo é marcado por uma quase enlouquecedora espera. Falado em guarani, o primeiro longa da diretora Paz Encina vem carregado de reflexão fatalista e sentido histórico.
POR Sofia Pleym
Estudar, vigiar e punir 'Entre os muros da escola'
POR Flávio Ricardo Vassoler
"Red Road", de Andréa Arnold
Ainda que não se preste a explorar uma temática puramente social, o filme continua sendo um exemplar do cinema britânico contestador, engajado, de retratos crus.
POR Sofia Pleym
Filme dinamarquês conta história de precursor dos valores da Revolução Francesa
POR Ladislau Dowbor*
O amor nos tempos de Tien An Men
Único filme chinês em concurso no Festival De Cannes em 2006 continua censurado em seu país. O filme trata de uma geração chinesa aberta pela primeira vez para uma vontade de mudança.
POR Francesco Gallo
Marie Antoinette
Os pontos altos não sustentam o filme de Sofia Coppola como a obra-prima que era esperada, mas ele não é um fracasso completo.
POR Sofia Pleym
'Argo', de Ben Affleck: suspeita e vingança na Teerã pós-revolucionária
Como de costume, também no filme 'Argo', que acaba de estrear no Brasil, os ianques pegam a maior parte dos louros pela fuga dos diplomatas durante a Revolução Iraniana. Mas enquanto foge dos fatos, também captura o ambiente de suspeita e voraz vingança na Teerã pós-revolucionária.
POR Robert Fisk, do The Independent
•
'Argo' em cartaz não é coincidência
Il Caimano, o retrato multifacetado de um Berlusconi inatingível
O filme de Moretti sobre Berlusconi apresenta um painel criativo e multifacetado do líder político italiano que foi presidente por 12 anos.
POR Sofia Pleym
"Juventude em Marcha" mostra que cinema bom não é cinema caro
Filme do diretor português Pedro Costa, rodado em formato digital (DV), durante 15 meses, com equipamentos exíguos e equipe minúscula, selecionado para a mesma mostra oficial que exibiu produções milionárias como "Marie Antoinette".
POR Sofia Pleym
PARCERIAS