CM8 Internacional

Clipping Internacional - 13/03/2018

100 anos de intromissão dos EUA em outros países mudando regimes, do Irã à Nicarágua para o Havaí e Cuba. Como o conselheiro especial Robert Mueller continua sua pesquisa na intromissão russa nas eleições de 2016, resolvemos examinar o registro de Washington de se intrometer em eleições em todo o mundo. Por uma contagem, os Estados Unidos interferiram em mais de 80 eleições estrangeiras entre 1946 e 2000. E isso não conta com golpes e invasões apoiados pelos EUA

13/03/2018 09:00

Reprodução

Créditos da foto: Reprodução

 
OUTRAS NOTÍCIAS DO MUNDO

DEMOCRACY NOW, EUA

100 anos de intromissão dos EUA em outros países mudando regimes, do Irã à Nicarágua para o Havaí e Cuba. Como o conselheiro especial Robert Mueller continua sua pesquisa na intromissão russa nas eleições de 2016, resolvemos examinar o registro de Washington de se intrometer em eleições em todo o mundo. Por uma contagem, os Estados Unidos interferiram em mais de 80 eleições estrangeiras entre 1946 e 2000. E isso não conta com golpes e invasões apoiados pelos Estados Unidos.

https://www.democracynow.org/2018/3/12/100_years_of_us_interference_regime

ESQUERDA.NET, PORTUGAL

M5S, um novo partido “apanha todos” e a esquerda à procura de credibilidade. A fuga do eleitorado de centro-esquerda para o Movimento 5 Estrelas e a hegemonia da direita xenófoba no centro-direita são a herança deixada por Renzi e Napolitano

https://www.esquerda.net/artigo/m5s-um-novo-partido-apanha-todos-e-esquerda-procura-de-credibilidade/53709

LA VANGUARDIA, ESPANHA

A Frente Nacional de Marine Le Pen passará a se chamar Reagrupação Nacional. O novo nome está associado a o nome de um partido colaboracionista nazista na França ocupada entre 1941 e 1944. O partido então se chamava Reagrupação Nacional Popular. Abriu-se nova crise na antiga Frente de Marine Le Pen, ao que tudo indica, em desacordo com o novo nome.

http://www.lavanguardia.com/internacional/20180312/441481815273/frente-nacional-nombre-partido-nazi.html

THE GUARDIAN, INGLATERRA

Milícia Nacional da Ucrânia: "Nós não somos neonazistas, só queremos tornar nosso país melhor". O grupo ultranacionalista com ligações neonazistas diz que foi levado a ação pela impotência da política.

https://www.theguardian.com/world/2018/mar/13/ukraine-far-right-national-militia-takes-law-into-own-hands-neo-nazi-links

PÁGINA 12, ARGENTINA

Cinco anos de papado de Francisco. Os traços deixados pelo papa Francisco após cinco anos. Francisco transformou Bergoglio, radicalizou sua perspectiva em favor dos pobres, dos excluídos e dos seus direitos. Seus gestos e mensagens podem ser vistos desde a primeira viagem a Lampedusa, terra imigrante. Seu discurso sobre "os três Ts" na Bolívia foi memorável.

https://www.pagina12.com.ar/101175-las-huellas-que-deja-el-papa-latinoamericano

LE MONDE, FRANÇA

Cinco anos após sua eleição, o papa Francisco quer mais mudar as práticas que a doutrina. Diante da resistência dos conservadores, o Sumo Pontífice move o Vaticano mudando suas estruturas e empurrando-o para se abrir para fora.

http://www.lemonde.fr/international/article/2018/03/13/cinq-ans-apres-son-election-le-pape-francois-veut-faire-evoluer-les-pratiques-plus-que-la-doctrine_5269906_3210.html

EL PAÍS, ESPANHA

América Latina se queda sin presidentas. Con la salida de Michelle Bachelet como mandataria de Chile, la región se queda sin mujeres en la jefatura del Estado. Foram cinco: Bachelet no Chile; Dilma Rousseff no Brasil; Cristina Kirshner na Argentina; Laura Chinchilla na Costa Rica; e Myreia Moscoso no Panamá.

https://elpais.com/internacional/2018/03/12/america/1520862389_290180.html

THE NEW REPUBLIC, EUA

Os republicanos já estão se acusando mutuamente na eleição especial da Pensilvânia.  Condor Lamb, um democrata, não deveria ter qualquer chance no 18o distrito da Pensilvânia. O distrito votou em Mitt Romney por 17 pontos em 2012 e por Donald Trump em 2016. Mas com menos de 24 horas até as pesquisas abrirem, Lamb está  empatado com Rick Saccone, o republicano que corre para preencher o assento de Tim Murphy, que renunciou depois que revelou que ele tinha uma amante e pediu-lhe que tivesse um aborto.

.https://newrepublic.com/minutes/147408/republicans-already-pointing-fingers-pennsylvanias-special-election

LA REPUBBLICA, ITÁLIA

Bombas no Texas. Um menino morto e duas mulheres feridas. Horas depois uma segunda explosão deixando outra mulher ferida. Os dois episódios, de acordo com a polícia, podem estar ligados a uma outra explosão ocorrida há uma semana em que morreu um homem. A polícia especula sobre uma motivação racial para os episódios. Todas as vítimas eram negros.

http://www.repubblica.it/esteri/2018/03/12/news/texas_pacchi_bomba_uccidono_ragazzo_e_feriscono_donna_afroamericani-191111296/

WASHINGTON POST, EUA

Trump bloqueia a proposta da Broadcom, sediada em Cingapura de US $ 117 bilhões para a Qualcomm, norte-americana, alegando questões de segurança nacional, em movimento incomum. Em sua ordem presidencial, Trump citou "evidências acreditáveis" de que a aquisição "ameaça prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos". A fusão teria colocado um dos maiores fabricantes de chips móveis da América nas mãos de uma empresa com sede na Ásia, uma região que vem correndo contra as empresas americanas para desenvolver a próxima geração de tecnologia móvel.

https://www.washingtonpost.com/news/the-switch/wp/2018/03/12/trump-blocks-broadcoms-117-billion-bid-for-qualcomm-out-of-national-security-concerns-a-highly-unusual-move/?utm_term=.f56f3d9a6c21

EURONEWS, PORTUGAL

EUA ameaçam com intervenção na Síria, Rússia promete contra-atacar. Nikki Haley garante que o Pentágono está pronto para agir na Síria se as Nações Unidas falharem na implementação do cessar-fogo em Ghouta Oriental. Rússia responde a Washington.

http://pt.euronews.com/2018/03/13/embaixadora-dos-eua-na-onu-ameaca-com-intervencao-na-siria

EL ESPECTADOR, COLOMBIA

Trudeau, primeiro ministro do Canadá, convoca Trump e pede explicações pela “guerra econômica”. Ele manifestou-se preocupado sobre as intenções de Trump ao elevar as tarifas do aço e do alumínio. O maior fornecedor desses produtos dos Estados Unidos é o Canadá.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/trudeau-llama-trump-y-pide-explicaciones-por-la-guerra-economica-articulo-744093

NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS, ESPANHA

Brasil no vácuo. A incerteza eleitoral se agiganta pela consolidação da condenação de Lula após o STJ ter deixado livre a possibilidade de sua prisão apenas com a condenação em segunda instância.

https://elpais.com/internacional/2018/03/13/america/1520898276_321740.html



Conteúdo Relacionado