Cinema

Nova edição do Na Real_Virtual promove encontro de gerações

As inscrições já estão abertas para a nova edição do Seminário Na Real_Virtual sobre Documentário Brasileiro com o tema Clássicos e Novos Clássicos

05/10/2021 18:01

(Divulgação)

Créditos da foto: (Divulgação)

 
O Seminário NA REAL_VIRTUAL sobre Documentário Brasileiro, um dos grandes sucessos da temporada de 2020 na internet, vai ter uma nova edição. Com o tema Clássicos e Novos Clássicos, o NA REAL_VIRTUA L 2021 vai reunir 24 cineastas de diferentes gerações para discutirem seus trabalhos e o pensar/fazer documentários no Brasil.

As inscrições já estão abertas. Para informações e acesso, consulte o site neste link. Todo o seminário se realizará online pela plataforma Zoom através do sistema Sympla.

Serão 12 encontros com os/as seguintes cineastas e temas:

3 Nov 21: Silvio Tendler e Eliza Capai – Lugares da política
5 Nov 21: Theresa Jessouroun e Cristiano Burlan – O corpo como alvo
10 Nov 21: Marcos Pimentel e Marília Rocha – Essa gente brasileira
12 Nov 21: Tetê Moraes e Camila Freitas – Lutas pela terra
17 Nov 21: Geraldo Sarno e Henrique Dantas – Sociedade, religiosidade e arte popular
19 Nov 21: João Batista de Andrade e Toni Venturi – Cinema de compromisso
24 Nov 21: Allan Ribeiro e Letícia Simões - Intimidades
26 Nov 21: Eduardo Escorel e Carlos Adriano – Arquivo a dentro, arquivo a fora

1 Dez 21: Orlando Senna e Cavi Borges – As muitas frentes do audiovisual
3 Dez 21: Sandra Kogut e Aline Motta – Artes visuais e busca em família
8 Dez 21: Jom Tob Azulay e Ana Rieper – No coração do pop
10 Dez 21: Jorge Bodanzky e Takumã Kuikuro – Navegando entre culturas

A curadoria é assinada pelo documentarista e professor Bebeto Abrantes, a pesquisadora e programadora Carla Italiano e Carlos Alberto Mattos, crítico da Carta Maior. A produção é capitaneada por Kerlon Lazzari, a Associação Imaginário Digital e a Supimpa Produções, com apoio cultural da Videofilmes.

O conceito da curadoria para esta na nova edição é estabelecer pontes entre os diretores ou diretoras de cada dupla e seus filmes. Sejam linhas de continuidade, sejam rupturas no tratamento da linguagem cinematográfica, sejam ainda apenas pequenas variações de alguns dos elementos temáticos ou da gramática audiovisual. Assim, cada encontro vai propiciar um diálogo entre dois realizadores ou realizadoras com diferentes inserções históricas no cinema brasileiro, mas com pontos de contato que favoreçam o debate e as possíveis convergências.

As inscrições podem ser feitas para o seminário inteiro, em pacotes de quatro encontros ou por encontros individuais. Mais detalhes aqui.






Conteúdo Relacionado