Clipping Internacional

Clipping Internacional - 26/05/2017

Crise no Brasil é sem precedentes e impasse será decidido nas ruas, dizem analistas. Especialistas ouvidos pela RFI Brasil comentam a gravidade do momento.

26/05/2017 18:37

Carta Maior

BRASIL na imprensa internacional



RFI, França
Crise no Brasil é sem precedentes e impasse será decidido nas ruas, dizem analistas. Especialistas ouvidos pela RFI Brasil comentam a gravidade do momento político no Brasil. O cientista político Gaspar Estrada  considera a convocação do Exército nesta quarta-feira (24) como um “fato histórico inédito”. E Anthony Pereira, do Brazil Institut do King’s College de Londres, afirma nunca ter visto “nada parecido”

http://m.br.rfi.fr/brasil/20170525-crise-no-brasil-e-sem-precedentes-impasse-sera-decidido-nas-ruas-dizem-especialistas
The Guardian, Inglaterra
Polícia brasileira acusada de atirar em manifestantes contra o governo. Autoridades abrem investigação após imagens aparecerem que mostram policiais atirando com armas de foto em demonstração em favor da renúncia do presidente Michel Temer.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/25/brazil-police-protests-shooting-michel-temer
Página 12, Argentina
Temer ordenou a retirada do exército. A polêmica media durou menos de 24 horas e mostrou a debilidade de seu governo. O presidente do Brasil se viu obrigado a recuar em meio a um aluvião de críticas em um país que viveu sob ditadura entre 1964 e 1985. A Ordem dos Advogados apresentou um pedido de impeachment do presidente no Congresso.
https://www.pagina12.com.ar/40080-temer-ordeno-el-repliegue-del-ejercito
RFI, França
Caos e exército nas ruas: imprensa estrangeira repercute manifestações em Brasília. O envio do exército às ruas de Brasília para conter as manifestações contra o governo Michel Temer e os violentos confrontos com a polícia ganharam destaque nos principais sites e jornais europeus nesta quinta-feira (25).
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170525-caos-e-exercito-nas-ruas-imprensa-estrangeira-repercute-manifestacoes-em-brasilia
RFI, França
Crise política no Brasil contribui para desmatamento desenfreado na Amazônia. O caos político no Brasil ameaça também a maior floresta tropical em extensão e a maior reserva de biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica. Desde a destituição da presidente Dilma Rousseff, em 2016, a bancada ruralista vem aprovando medidas que violam os direitos indígenas e dos trabalhadores rurais e enfraquecem os sistemas de proteção ambiental na região.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170525-crise-politica-no-brasil-contribui-para-aumento-do-desmatamento-na-amazonia
Esquerda.net, Portugal
Temer revoga decreto sob chuva de críticas. Menos de 12 horas após ter mobilizado as Forças Armadas para “garantir a lei e a ordem” em Brasília, Temer foi forçado a recuar. No Pará, dez camponeses foram mortos pela polícia durante uma desocupação.
http://www.esquerda.net/artigo/temer-revoga-decreto-sob-chuva-de-criticas/48869
Al Jazeera, Catar
Michel Temer recua no uso controverso de tropas militares. 1500 soldados alocados em Brasília retornaram a seus quartéis depois de que Temer buscava apenas manter-se no poder.
http://www.aljazeera.com/news/2017/05/michel-temer-rescinds-controversial-troop-deployment-170525232023373.html
El Espectador, Colômbia
Michel Temer desmilitariza Brasília, mas o escândalo não para. O presidente do Brasil utilizou 1500 militares em frente aos ministérios que tiveram suas fachadas parcialmente destroçadas e parte de seu mobiliário queimado pelo ataque de manifestantes que exigem o fim da corrupção.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/michel-temer-desmilitariza-brasilia-pero-no-cesa-el-escandalo-articulo-695567
Telesur, Venezuela
Dilma Rousseff pede à Corte Suprema brasileira que restitua sua presidência.
http://www.telesurtv.net/news/Dilma-Rousseff-pide-a-la-Corte-Suprema-de-Brasil-que-la-restituya-a-la-Presidencia-20170526-0003.html
El Telégrafo, Equador
Temer retira os militares de Brasília. O presidente perde aliados no Congresso. Deputados pedem eleições. Rousseff pede à Suprema Corte anular seu processo político que a afastou.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/temer-retira-a-los-militares-de-brasilia
Le Monde, França
“Cracolândia”, o antro dos senhores do crack.
Um mergulho de alto risco no mercado de droga a céu aberto em São Paulo. Um enclave sob controle do PCC, a máfia mais poderosa do Brasil. Quatro mil membros fazem parte, em que seus principais membros estão encarcerados.
http://www.lemonde.fr/international/article/2017/05/26/au-bresil-cracolandia-l-antre-des-maitres-du-crack_5134236_3210.html
Le Monde, França
“O PCC não mata, jamais, gratuitamente”. Um quadro do Primeiro Comando da Capital expôs as regras e “valores” que impõem aos membros da mais importante organização criminosa do Brasil. Interdições e tabus nos presos, violência ao extremo no exterior contra os inimigos da gangue.
http://www.lemonde.fr/international/article/2017/05/26/bresil-le-pcc-ne-tue-jamais-gratuitement_5134196_3210.html
Diário de Notícias, Portugal
Michel Temer: "Manifestações ocorreram com exageros". Presidente do Brasil divulgou vídeo nas redes sociais afirmando que o Brasil "não parou e não vai parar". Os protestos juntaram milhares de pessoas nas ruas pedindo a destituição do presidente brasileiro, envolvido num escândalo de corrupção.
http://www.dn.pt/mundo/interior/michel-temer-manifestacoes-ocorreram-com-exageros-8508234.html
NOTÍCIAS NO MUNDO
The Guardian, Inglaterra
Trump preparado para embate com outros líderes do G7 sobre refugiados, comércio e clima. Os Estados Unidos resistem às tentativas da Itália de que dividam a carga de refugiados e sinalizou que não atenderá às promessas de 2015 com respeito ao clima.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/26/trump-set-to-clash-with-other-g7-leaders-over-refugees-and-climate
El País, Espanha
O G7 inicia sua reunião marcado por graves fricções com Trump sobre comércio, meio ambiente e Rússia. A cúpula, em que debutam quatro mandatários, pressionará o presidente norte-americano para que respeite os acordos de Paris sobre a mudança climática.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/05/25/actualidad/1495734634_513470.html
Página 12, Argentina
Artigo de Nils Castro: “O papel desonesto da OEA”.
https://www.pagina12.com.ar/40081-el-deshonesto-papel-de-la-oea
Página 12, Argentina
O segredo dos trabalhistas ingleses sob Corbyn. A plataforma eleitoral explica como financiariam os gastos sociais. Desde que difundiram suas propostas de aumentar os gastos sociais e nacionalizar os serviços públicos, o trabalhismo subiu nas pesquisas. A chave parece estar nos itens que detalham como se pagará por isto: os paraísos fiscais e o setor financeiro.
https://www.pagina12.com.ar/40153-el-secreto-de-los-laboristas
The Times, Inglaterra
Última pesquisa coloca os trabalhistas a cinco pontos dos conservadores.
https://www.thetimes.co.uk/article/tory-lead-cut-to-five-points-as-corbyn-closes-in-on-may-rgmckfnpp
Der Spiegel, Alemanha
Trump em Bruxelas: “Os alemães são maus, muito maus”. Em encontro com a União Europeia ontem, o presidente norte-americano foi duramente crítico à Alemanha. A revista conversou com alguns participantes.
http://www.spiegel.de/international/world/trump-in-brussels-the-germans-are-bad-very-bad-a-1149330.html



Conteúdo Relacionado