O jornalismo de esquerda precisa de você. Venha ser parceiro Carta Maior. Doe agora!
Seja Parceiro Carta Maior

Clipping Internacional - 11/08/2017

As provas contra Lula e Dilma não aparecem. Um procurador ameaça o fim da delação premida da JBS por isso

11/08/2017 09:23

Carta Maior

NOTÍCIAS DO MUNDO
 
LA REPUBBLICA, ITÁLIA
Trump como Truman sobre Hiroshima: uma fúria “como o mundo jamais viu”. A mídia norte-americana comparou a fala de “Donald” com aquela do presidente norte-americano em 1945 antes da bomba atômica ser lançada no Japão: e as semelhanças são, para muitos, inquietantes.
http://www.repubblica.it/esteri/2017/08/10/news/donald_trump_harry_truman_hiroshima_bomba_corea_del_nord_kim-172789024/
 
PÁGINA 12, ARGENTINA
Artido de Attilio Boron: “Os publicitários do Império”. Um mundo de concentração absoluta de renda e riqueza. Os que estão acima da pirâmide contratam uma legião de publicistas para que se aceite isso. A mensagem? A mesma de Thatcher: “não há alternativa”.
https://www.pagina12.com.ar/55804-publicistas-del-imperio
 
DIÁRIO DE NOTÍCIAS, PORTUGAL
Na Venezuela, oposição sob fogo por disputar as eleições pede o regresso às ruas. A manifestação foi convocada pelo autarca David Smolansky, destituído e condenado a 15 meses de prisão. Coligação inscreveu candidatos para as regionais, o que gerou críticas.
http://www.dn.pt/mundo/interior/oposicao-sob-fogo-por-ir-a-votos-pede-regresso-as-ruas-8698479.html
 
NEW YORK TIMES, EUA
Mesmo a operação mais precisa pode desatar imediata retaliação que poderia levar a uma guerra na península coreana.
https://www.nytimes.com/2017/08/10/world/asia/north-korea-military-options-trump.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=a-lede-package-region&region=top-news&WT.nav=top-news
 
THE WASHINGTON POST, EUA
Jogar com as alternativas com a Coréia do Norte é arriscado. Nesta hora de retórica inflamada, os caminhos caem em quatro categorias de ação, dizem especialistas: manter o status quo, gerar sanções mais fortes, forçar negociação ou guerra.
https://www.washingtonpost.com/politics/gaming-out-the-north-korea-crisis-how-the-conflict-might-escalate/2017/08/10/06d0207a-7ddc-11e7-a669-b400c5c7e1cc_story.html?hpid=hp_hp-top-table-main_nkscenarios-830pm%3Ahomepage%2Fstory&utm_term=.6805ca2a9e4e
 
THE WASHINGTON POST, EUA
Pensa-se que os “millennials” estão alertas á questão racial? Uma nova pesquisa sugere que não. Que, com relação ao racismo, estão em sono profundo.
https://www.washingtonpost.com/news/post-nation/wp/2017/08/10/think-all-millennials-are-woke-a-new-poll-suggests-some-are-still-sleeping-on-racism/?hpid=hp_hp-cards_hp-card-national%3Ahomepage%2Fcard&utm_term=.538dafc27631
 
THE INDEPENDENT, INGLATERRA
Artigo de Robert Fisk: “Se você está se perguntando porque a Arábia Saudita e Israel se uniram contra Al-Jazeera, aqui a resposta”. Ainda há israelenses que demandam um estado palestino; há saudis educados que se opõem ao wahabismo enlouquecido que dá suporte ao reino; há milhões de norte-americanos que não acreditam que o Irã é seu inimigo ou a Arábia Saudita seus amigos.
http://www.independent.co.uk/voices/al-jazeera-saudi-arabia-israel-policy-terrorism-isis-iran-prince-mohamed-netanyahu-a7885851.html
 
LE MONDE, FRANÇA
Jeremy Corbin, o renascimento surpresa dos trabalhistas no Reino Unido. Após as eleições legislativas de 8 de junho, o dirigente do Partido Trabalhista triunfa, pronto a substituir a primeira ministra Theresa May.
http://www.lemonde.fr/europe/article/2017/08/11/corbyn-la-renaissance-surprise-du-labour_5171230_3214.html
 
LES ECHOS, FRANÇA
Inquietante desaparecimento de um manifestantes na Patagônia argentina. Segundo sua família, Santiago Maldonado foi preso após uma manifestação na Patagônia. Isso já foi há uma semana.
https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/030487779161-disparition-embarrassante-dun-manifestant-2107127.php
 
LA VANGUARDIA, ESPANHA (Catalunha)
Maduro pede uma reunião de cúpula regional para restituir o “diálogo latino-americano”.
http://www.lavanguardia.com/internacional/20170811/43476240437/maduro-pide-cumbre-regional-restituir-dialogo-latinoamericano.html
 
THE NATION, EUA
Porque Trump está percutindo os tambores da guerra e como isso pode levar ao desastre. Seguramente ganhará pontos junto aos falcões do partido republicano, enquanto distrai a opinião pública e a mídia de seus problemas domésticos – mas as potências estrangeiras não estão dando suporte.
https://www.thenation.com/article/why-trump-is-beating-the-war-drum-and-how-it-could-lead-to-disaster/
 
ESQUERDA.NET, PORTUGAL
Artigo de Pablo Stefanoni: A Venezuela e o retrocesso “nacional-estalinista”.O nacional-estalinismo é uma espécie de populismo de minorias que governa como se estivesse a resistir na oposição.
http://www.esquerda.net/artigo/venezuela-e-o-retrocesso-nacional-estalinista/50160
 
SPUTNIK NEWS, RUSSIA
Maduro declarou a supremacia da Assembleia Constituinte sobre o Poder Executivo.
https://br.sputniknews.com/americas/201708109075770-venezuela-maduro-supremacia-assembleia-constituinte/
 
NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL
 
PÁGINA 12, ARGENTINA
A reforma eleitoral avança. No Brasil, o projeto combina candidaturas individuais com listas. Empurrada pela coalizão das direitas que respaldam o presidente Temer, a reforma, se for aprovada faria com se diluísse o papel dos partidos políticos na eleição de deputados através de listas mistas.
https://www.pagina12.com.ar/55805-avanza-una-reforma-electoral
 
PÁGINA 12, ARGENTINA
As provas contra Lula e Dilma não aparecem. Um procurador ameaça o fim da delação premida da JBS por isso.
https://www.pagina12.com.ar/55806-las-pruebas-no-aparecen
 
LE MONDE, FRANÇA
O desastre do Rio Doce: a justiça brasileira suspende as ações judiciais. Em novem bro de 2015, a ruptura de uma barragem de mineração devastou moradias e poluiu o meio ambiente por muito tempo.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2017/08/10/desastre-du-rio-doce-la-justice-bresilienne-suspend-les-poursuites_5170885_3222.html
 
RFI, FRANÇA
Grupo francês EDF compra 80% de projeto de central fotovoltaica no Brasil. A filial do grupo francês EDF especializada em energias renováveis - a EDF Energies Nouvelles - anunciou nesta quinta-feira (10) a compra de 80% de um projeto de central fotovoltaica de 92 megawatts no Brasil da Canadian Solar.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170810-grupo-frances-edf-compra-80-de-projeto-de-central-fotovoltaica-no-brasil
 
RFI, FRANÇA
Bolsonaro vai criar “Partido Patriota” e está em busca de “namorada”. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que pretende se candidatar à Presidência da República em 2018, vai se filiar ao PEN e mudar o nome do partido para “Patriota”. Bolsonaro diz que ainda está em busca de “namorada”, termo que usou para se referir ao vice da chapa. “Está muito cedo. Ainda nem tenho namorada, já quer que marque a data do casamento?”, declarou.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170810-bolsonaro-cria-partido-patriota-e-esta-em-busca-de-namorada



Créditos da foto: Carta Maior
Edições Anteriores