O jornalismo de esquerda precisa de você. Venha ser parceiro Carta Maior. Doe agora!
Seja Parceiro Carta Maior

Clipping Internacional - 22/05/2016

Os movimentos se enfraqueceram, mas não o enfraquecimento de Temer. Manifestantes enfrentaram chuva; foram centenas em Brasília e RJ, e milhares em SP

22/05/2017 09:09

Carta Maior

NOTÍCIAS NO MUNDO
  
The Guardian, Inglaterra
Revelado: as regras internas do Facebook sobre sexo, terrorismo e violência. Foram vazadas os guias das políticas dos moderadores sobre que conteúdo é autorizado. Possivelmente isso vá levar a ampliar o debate sobre a ética no gigante da mídia social.
https://www.theguardian.com/news/2017/may/21/revealed-facebook-internal-rulebook-sex-terrorism-violence
 
Análise: Teria o Facebook se tornado uma instância para a misoginia e o racismo?
https://www.theguardian.com/news/2017/may/21/has-facebook-become-forum-misogyny-racism
 
El País, Espanha
A independência da Catalunha será imediata se não houver referendum. A lei “secreta” para a independência da Catalunha. O “govern” manteve em segredo durante meses a lei que pretende romper com a Espanha. Esta norma detalha como será este processo que contempla a declaração unilateral de independência.
http://politica.elpais.com/politica/2017/05/21/actualidad/1495389893_104663.html
 
Le Monde, França
A direita israelense se coloca febril diante da visita de Donald Trump. A inquietude vem da vontade do presidente norte-americano, que chega hoje a Jerusalém, de relançar um processo político entre BenyaminNétanyahou e Mahmoud Abbas.
http://www.lemonde.fr/proche-orient/article/2017/05/20/la-droite-israelienne-febrile-avant-la-visite-de-donald-trump_5130996_3218.html
 
The New York Times, EUA
Trump convoca os líderes muçulmanos a expurgar o “mal”. Em seu discurso principal na Arábia Saudita, o presidente buscou colocar o peso do combate ao terrorismo nos líderes muçulmanos, chamando-os a confrontar o extremismo em seu próprio meio.
https://www.nytimes.com/?WT.z_jog=1&hF=t&vS=undefined
 
The Washington Post, EUA
Trump irá propor grandes reduções nas redes de proteção sociais no novo orçamento, cortando Medicaid e abrindo portas para a introdução de outros limites.
https://www.washingtonpost.com/business/economy/trump-to-propose-big-cuts-to-safety-net-in-new-budget-this-week/2017/05/21/62c01f44-3e34-11e7-adba-394ee67a7582_story.html?hpid=hp_hp-top-table-main_budget-0440pm%3Ahomepage%2Fstory&utm_term=.aae3dbf96da0
Esquerda.net, Portugal
100 dias de Trump e o imperialismo espectáculo. Ao final de mais de três meses de mandato, o multimilionário eleito para presidente dos Estados Unidos apresenta uma política errática e inadaptada à histórica política imperialista seguida pelo país desde o século XIX, revelando a confusa recomposição que o capitalismo americano tenta fazer doméstica e internacionalmente.
http://www.esquerda.net/content/100-dias-de-trump-e-o-imperialismo-espectaculo/48773
 
 
BRASIL na imprensa internacional
 
Página 12, Argentina
Temer em queda: manifestações, boicotes e impeachment. “Fora Temer” foi a palavra de ordem mais escutada nas principais cidades do Brasil. Aos repetidos reclamos de eleições diretas nas ruas, se somou o pedido de juízo político contra o presidente pela Ordem dos Advogados do Brasil. O dirigente cancelou um jantar com aliados por falta de adesão.
https://www.pagina12.com.ar/39300-temer-en-caida-marchas-faltazos-e-impeachment
 
Um erro da Globo? Globo afirmou que os delatores da JBS disseram haver contas no exterior de Lula e Dilma e teve que se desdizer depois.
https://www.pagina12.com.ar/39301-un-error-de-la-globo
 
Eric Nepomuceno: Sob bombardeio constante. Se o STF decide investigar o presidente, os últimos aliados abandonarão Temer. Ele passou o domingo falando ao telefone tentando convencer seus aliados para que não se precipitam. O pedido de impeachment por parte do poderosa Ordem dos Advogados do Brasil o tomou de surpresa.
https://www.pagina12.com.ar/39303-bajo-bombardeo-incesante
 
 
Público, Portugal
Ordem dos Advogados do Brasil pede impeachment de Temer. Organização vai apresentar à Câmara de Deputados um pedido de destituição, juntando-se aos oito já formulados por partidos. Considera que “o Presidente cometeu crime de responsabilidade".
https://www.publico.pt/2017/05/21/mundo/noticia/ordem-dos-advogados-do-brasil-avanca-com-pedido-de-impeachment-a-temer-1772960
 
Ministério Público considera legal a gravação com Temer.Procurador-Geral da República defende junto do Supremo a continuidade do inquérito para investigar o Presidente Michel Temer
https://www.publico.pt/2017/05/21/mundo/noticia/ministerio-publico-considera-gravacao-de-temer-legal-apos-avaliacao-tecnica-1772954
  
El Telégrafo, Equador
Brasileiros exigem saída de Temer. Milhares de pessoas saíram às ruas em mais de 20 capitais do Brasil para reclamar a renúncia do presidente Michel Temer e pedir eleições diretas
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/brasilenos-exigen-la-renuncia-del-presidente-temer
 
The Wall Street Journal, EUA
As acusações de propinas no Brasil fazem escalar as disputas entre o governo e os negócios. O presidente Temer furiosamente nega receber pagamentos da empresa do ramo de carnes JBS, acusando a empresa de usar informações confidenciais.
https://www.wsj.com/articles/brazilian-bribery-allegations-escalate-clash-between-government-businesses-1495404513
 
Los Angeles Times, EUA
Manifestantes “ensopados” exigem o impeachment do presidente do Brasil: “temos de lutar pelo melhor”
http://www.latimes.com/world/mexico-americas/la-fg-brazil-protests-20170521-story.html
 
RFI, França
Cacique Guarani kaiowá está em Paris para denunciar perseguição a seu povo. O cacique Ládio Verón faz um giro pela Europa para alertar sobre a ocupação de suas terras tradicionais que ameaça a sobrevivência de seu povo. Neste sábado (20), ele participou de uma manifestação em solidariedade à luta dos Guarani Kaiowá em frente à Torre Eiffel, em Paris.
http://m.br.rfi.fr/franca/20170521-cacique-guarani-kaiowa-esta-em-paris-para-denunciar-perseguicao-seu-povo
 
BBC, Inglaterra
Polícia invade a “Cracolândia” em São Paulo e realiza prisões.
http://www.bbc.com/news/world-latin-america-39994177
 
El Espectador, Colômbia
Brasil: muito que “Temer”. A complexa solução legal para a crise.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/brasil-mucho-que-temer-articulo-694869
 
LesEchos, França
JBS, a empresa de negócios de carne que trouxe o escândalo. A número um mundial da carne denunciou o presidente Temer.
https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/030346145422-jbs-lentreprise-de-negoce-de-viande-par-qui-le-scandale-arrive-2088419.php
 
A França investiga a venda de submarino. O órgão de finanças francês abriu inquérito sobre a corrupção de quadros de um comando do DCNS. Desta vez, não são Michel Temer nem a carne, mas Lula e os submarinos.
https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/030346171638-la-france-enquete-sur-la-vente-des-sous-marins-2088428.php
 
Le Monde, França
No Brasil as mobilizações se enfraqueceram, mas não o enfraquecimento do presidente Michel Temer. Os manifestantes que enfrentaram forte chuva, foram estimados em centenas em Brasília e Rio de Janeiro, e milhares em São Paulo.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2017/05/22/au-bresil-la-mobilisation-s-affaiblit-mais-pas-les-ennuis-de-michel-temer_5131415_3222.html







Créditos da foto: Carta Maior
Edições Anteriores