O jornalismo de esquerda precisa de você. Venha ser parceiro Carta Maior. Doe agora!
Seja Parceiro Carta Maior

15/02/2017 - Clipping Internacional

A obscura relação com a Rússia sacode a administração Trump. 'Houve uma erosão de confiança no general Flynn', alega a Casa Branca.

15/02/2017 10:03

reprodução

MUNDO
 
The Guardian, Inglaterra
Grécia desafia credores sobre mais cortes quando a economia encolhe inesperadamente. A recusa de Atenas para prosseguir com a austeridade intensifica o impasse sobre 86 bilhões de euros do pacote de ajuda que requer a implementação de reformas econômicas.
https://www.theguardian.com/business/2017/feb/14/greece-defies-creditors-over-more-cuts-as-economy-shrinks-unexpectedly
 
Presidente argentino acusado de conflito de interesses após sua empresa ter seus débitos perdoados. Mauricio Macri enfrenta acusação na justiça após seu governo perdoar U$ 128 milhões de dívidas da Socma, sua empresa familiar e que era responsável pelo correio.
https://www.theguardian.com/world/2017/feb/14/argentina-president-mauricio-macri-conflict-interest
 
El País, Espanha
A obscura relação com a Rússia sacode a administração Trump. 'Houve uma erosão de confiança no general Flynn', alega a Casa Branca.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/02/14/estados_unidos/1487099073_132431.html
 
“Um Estados Unidos tão polarizado é um desestabilizador para o mundo”, afirma Federica Mogherini, chefe da diplomacia da União Europeia falando de sua viagem a Washington.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/02/14/actualidad/1487113133_719265.html
 
The New York Times, EUA
Auxiliares de campanha de Trump tiveram sucessivos encontros com agentes da inteligência russa durante a campanha presidencial.
https://www.nytimes.com/2017/02/14/us/politics/russia-intelligence-communications-trump.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=a-lede-package-region&region=top-news&WT.nav=top-news&_r=0
 
Página 12, Argentina
“Um venezuelano decente e digno”. Dura resposta de Caracas à acusação dos Estados Unidos contra o vice de Maduro. Para Caracas, as ações do governo norte-americano “constituem uma infâmia para agredir o Estado”. O Departamento do Tesouro incluiu o vice venezuelano na lista “Kingpin”, que é a lista negra de narcotraficantes. Para o chanceler venezuelano, se tratou de uma “agressão gravíssima”.
https://www.pagina12.com.ar/20265-un-venezolano-decente-y-digno
 
The Wall Street Journal, EUA
São tempos de boom novamente para os maiores bancos nos Estados Unidos. Ações do Goldman Sachs alcançam o maior nível de todos os tempos.
https://www.wsj.com/articles/its-boom-time-again-for-americas-largest-banks-1487116682
 
L’Humanité, França
Emmanuel Macron, candidato à presidência, é o tele-evangelista do liberalismo. O filho espiritual de François Hollande marcha sob os traços de um quinquênio (os anos de Hollande) que voltou as costas à esquerda.
http://www.humanite.fr/emmanuel-macron-le-televangeliste-du-liberalisme-632136
 
The Independent, Inglaterra
Robert Fisk: Há razões pelas quais nenhum único ditador árabe respondeu a Trump até agora. Se o presidente viajasse por essas ditaduras árabes, se sentiria muito em casa. “Grande” segurança, “fantástica” polícia, muita tortura, fatos alternativos, eleições “extremamente” viciadas e projetos econômicos massivos que danificam o meio ambiente mas se provam absolutamente inúteis.
http://www.independent.co.uk/voices/donald-trump-middle-east-egypt-isis-al-qaeda-called-out-trump-a7578261.html
 
Der Spiegel, Alemanha
Angela Merkel pode vir, afinal, a perder nas próximas eleições que se verificarão em seis meses. Martin Schulz é um perigoso adversário e seu partido social democrata está longe do entusiasmo que ela precisa.
http://www.spiegel.de/international/germany/martin-schulz-candidacy-has-merkel-on-the-defensive-a-1134302.html
 
The Economist, Inglaterra
As eleições na Holanda este ano serão o primeiro texto para os populistas europeus. Geert Wilders está conduzindo toda a política holandesa numa direção nacionalista.
http://www.economist.com/news/europe/21716643-geert-wilders-dragging-all-dutch-politics-nationalist-direction-netherlands
 
Telesur, Venezuela
A quem e por quê os Estados Unidos criam sanções a países e pessoas?
http://www.telesurtv.net/news/Conozca-los-paises-sancionados-por-EE.UU.-20140929-0001.html
 
BRASIL
 
The New York Times,  EUA
Escândalos de corrupção com origem no Brasil se espalham como cascata pela América Latina. Anos de investigação resultaram em 77 executivos da Odebrecht assinando delações premiadas que agora se espalham sobre países como Peru, Venezuela e Colômbia, esbarrando em novos problemas legais.
https://www.nytimes.com/2017/02/13/world/americas/peru-colombia-venezuela-brazil-odebrecht-scandal.html?ref=americas
 
Le Monde, França
Jogos Olímpicos de 2016: Instalações olímpicas já completamente destruídas.
http://www.lemonde.fr/sport/video/2017/02/14/jeux-olympiques-2016-a-rio-des-installations-deja-completement-delabrees_5079705_3242.html
 
The Wall Street Journal, EUA
Vendas no varejo no Brasil despencam em dezembro. Vendas caíram 2 % no mês em relação a novembro.
https://www.wsj.com/articles/brazils-retail-sales-slid-in-december-1487071240
 
RFI, França
Salário universal em Maricá (RJ) chama a atenção da imprensa europeia. O salário universal, distribuído a todos os cidadãos sem nenhuma contrapartida, é um tema quente atualmente na Europa. A Finlândia pretende implantar a medida e realiza este ano um teste-piloto envolvendo um grupo inicial de 2 mil pessoas que receberão € 560 mensais (cerca de R$ 2 mil).
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170214-salario-universal-em-marica-rj-ganha-atencao-da-imprensa-europeia
 
El Telégrafo, Equador
Por pedido do presidente do Brasil, um juiz proibiu a publicação de uma nota sobre tentativa de extorsão à primeira dada. O jornal Folha de São Paulo denuncia censura.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/el-diario-folha-de-sao-paulo-denuncia-censura
 
The Intercept Brasil, EUA
Temer prefere atender a elite financeira a adotar medidas eficazes contra o desemprego.
https://theintercept.com/2017/02/13/temer-prefere-atender-a-elite-financeira-a-adotar-medidas-eficazes-contra-desemprego/





Créditos da foto: reprodução