O jornalismo de esquerda precisa de você. Venha ser parceiro Carta Maior. Doe agora!
Seja Parceiro Carta Maior

16/02/2017 - Clipping Internacional

Lula favorito para 2018. Enquanto se confirma sua liderança, a aprovação de Temer cai a 10 %. O ex-presidente superaria todos os candidatos.

16/02/2017 11:02

reprodução

MUNDO
 
The Guardian, Inglaterra
Eleição presidencial equatoriana mostrará se a onda “rosa” do continente latino-americano  realmente mudou. O país terá a primeira eleição sem  Rafael Correa que, embora o favorito, Lenin Moreno, seja do mesmo partido, tem caráter diferente.
https://www.theguardian.com/world/2017/feb/15/ecuador-presidential-election-lenin-moreno-pink-tide
 
Trump despreza décadas de diplomacia no Oriente Médio em uma sentença. Ao lado de Netanyahu, disse que não está comprometido com uma solução de dois estados , evidenciando alarmante falta de compreensão.
https://www.theguardian.com/us-news/2017/feb/15/israel-palestine-donald-trump-two-state-solution-netanyahu
 
El País, Espanha
O Supremo argentino limita o papel da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Um erro sobre os alcances dos erros do tribunal regional pode ser chave no caso Milagro Sala.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/02/15/argentina/1487179255_422420.html
 
The New York Times, EUA
Trump retira sua indicação para ministro do trabalho, o executivo de “fast-food” Andrew Puzder. Ele se deu em meio às críticas a seu histórico nos negócios e caráter o que colocou sua confirmação em dúvida.
https://www.nytimes.com/2017/02/15/us/politics/andrew-puzder-withdrew-labor-secretary.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=a-lede-package-region&region=top-news&WT.nav=top-news&_r=0
 
Página 12, Argentina
“Um venezuelano decente e digno”. Dura resposta de Caracas à acusação dos Estados Unidos contra o vice de Maduro. Para Caracas, as ações do governo norte-americano, “constituem uma infâmia para agredir ao país”. O departamento de tesouro incluiu o vice venezuelano na lista “Kingpin”, que é a lista negra de traficantes, o que foi considerado “uma agressão gravíssima”.
https://www.pagina12.com.ar/20265-un-venezolano-decente-y-digno
 
Últimas Notícias, Venezuela
CNN corta entrevista ao vivo do senador Bernie Sanders. Emissora diz que sofreu um problema técnico logo no momento em que o político dizia que o canal difunde notícias falsas. O fato provocou até mesmo uma mensagem no twitter por Donald Trump.
http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/internacionales/cnn-corta-entrevista-vivo-al-senador-bernie-sanders/
 
El Espectador, Colômbia
Grupos de ódio nos Estados Unidos aumentaram com a chegada de Trump, segundo estudo. O informe, elabora pela Southern  Poverty Law Center (SPLC), assinala com fato problemático que a eleição do republicano em novembro disparou em apenas 10 dias os incidentes de ódio.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/grupos-de-odio-en-eeuu-aumentaron-con-la-llegada-de-trump-segun-estudio-articulo-680072
 
Le Monde, França
Taxa de desemprego baixa pelo segundo ano consecutivo na França, embora tenha sido de apenas 0,2 % em 2016. A taxa de desemprego ficou em 10 % da população ativa, segundo dados revelados ontem.
http://www.lemonde.fr/economie/article/2017/02/16/le-taux-de-chomage-en-france-a-baisse-en-2016-pour-la-deuxieme-annee-d-affilee_5080416_3234.html
 
The Wall Street Journal, EUA
Espiões mantêm inteligência norte-americana distante de Donald Trump em meio a preocupações com vazamentos. Decisão de reter informação alimenta desconfiança profunda entre a comunidade de inteligência e o presidente.
https://www.wsj.com/articles/spies-keep-intelligence-from-donald-trump-1487209351
 
Sputnik News, Russia
Chile é condenado a pagar milhares de dólares a prisioneiro político de Pinochet. A Corte de Apelações de Santiago condenou o Chile a pagar US$ 153.000 a um ex-preso político da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) pelo encarceramento em vários centros de detenção clandestinos e submissão a procedimentos de tortura.
https://br.sputniknews.com/americas/201702167690493-chile-prisioneiro-politico-pinochet/
 
RT, Rússia
Uma combinação desastrosa: o Ego de Trump com o complexo de deus da mídia
https://www.rt.com/op-edge/377434-mass-media-trump-circus/
 
Telesur, Venezuela
Maduro: CNN promove uma intervenção geral e massiva contra a Venezuela. “A CNN e o departamento de estado estão impondo uma política equivocada”, disse o presidente a Trump.
http://www.telesurtv.net/news/Maduro-CNN-promueve-una-intervencion-general-y-masiva-contra-Venezuela-20170215-0054.html
 
La Jornada, Mexico
O fantasma de Watergate ronda a Casa Branca
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2017/02/15/contacto-de-equipo-de-trump-con-oficiales-rusos-un-escandalo-colosal-democratas
 
American Prospect, EUA
Artigo de Robert Kuttner: “Um presidente ilegítimo”
http://prospect.org/article/illegitimate-presidency
 
BRASIL
 
Página 12, Argentina
Temer nega sua censura. Mas um juiz reverteu a proibição à publicação de artigos sobre Marcela Temer. O PT acusou ao mandatário de usar a estrutura do governo em um assunto pessoal.
https://www.pagina12.com.ar/20463-temer-nego-su-censura
 
Lula, favorito para 2018. Enquanto se confirma sua liderança, a aprovação de Michel Temer cai a 10 %. O ex-presidente superaria nas próximas eleições a todos os candidatos, no primeiro e no segundo turno. Lula venceria a Marina Silva, a Aécio Neves, a Michel Temer e a Jair Bolsonaro em todas as instâncias.
https://www.pagina12.com.ar/20367-lula-favorito-para-el-2018
 
Le Monde, França
Epidemia histórica de febre amarela no Brasil. Os cientistas criticam a lentidão do Estado para evitar a propagação do vírus nas megalópoles.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2017/02/16/epidemie-historique-de-fievre-jaune-au-bresil_5080378_3222.html



Créditos da foto: reprodução