O jornalismo de esquerda precisa de você. Venha ser parceiro Carta Maior. Doe agora!
Seja Parceiro Carta Maior

26/12/2016 - Clipping Internacional

Israel quer restringir atividade de redes sociais e Internet no país. Governo aprovou projeto possam censurar conteúdos considerados ameaçadores.

26/12/2016 10:31

reprodução

BRASIL
 
Publico, Portugal
Nove em cada dez brasileiros atribuem o seu sucesso financeiro a Deus. Entre os inquiridos estão ateus e também licenciados. A Igreja Católica está a perder terreno no Brasil.
https://www.publico.pt/2016/12/25/mundo/noticia/nove-em-cada-dez-brasileiros-atribuem-seu-sucesso-financeiro-a-deus-1756057
 
Diário de Notícias, Portugal
"Somos sugados pela distante, insensível e fria Brasília". Rebello diz que paulistas têm orgulho na herança portuguesa. Entrevista a Flávio Rebello, presidente do São Paulo Livre e da Aliança Nacional
http://www.dn.pt/mundo/interior/somos-sugados-pela-distante-insensivel-e-fria-brasilia-5571431.html
 
The New York Times, EUA
Quase em ruínas, a Igreja em que a sabedoria sonhou com um Brasil moderno. A Igreja Positivista do Brasil, fundada por livre pensadores da Religião da Humanidade, é outro exemplo do Rio de Janeiro permitir que sua história e sua grandeza se degradem. Por Simon Romero.
http://www.nytimes.com/2016/12/25/world/americas/nearly-in-ruins-the-church-where-sages-dreamed-of-a-modern-brazil.html?ref=americas&_r=0
 
El Espectador, Colômbia
Da série “O mundo em 2016”. A queda estrepitosa de Dilma Rousseff em 2016. A mandatária brasileira foi tirada do cargo por um processo de 8 meses em que o Brasil se dividiu e a classe política demonstrou-se dividida por interesses.
http://www.elespectador.com/noticias/elmundo/caida-estrepitosa-de-dilma-rousseff-2016-articulo-671816
 
El Telégrafo, Equador
Inaugurada em Cuba a primeira fábrica de computadores e tablets.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/inauguran-en-cuba-la-primera-fabrica-de-computadoras-y-tablets
 
MUNDO
 
The Guardian, Inglaterra
Causas progressistas vêm crescimento “sem precedentes” nas doações após as eleições norte-americanas. Organizações não lucrativas como “Parentesco planejado” e ACLU – American Civil Liberty Union - viram sua arrecadação de fundos de fim de ano crescer, principalmente sob a forma de doações ao invés de presentes.
https://www.theguardian.com/us-news/2016/dec/25/progressive-donations-us-election-planned-parenthood-aclu
 
Diário de Notícias, Portugal
Israel quer restringir atividade de redes sociais e Internet no país. Governo israelita aprovou projeto de lei para que os tribunais possam censurar conteúdos considerados ameaçadores
http://www.dn.pt/mundo/interior/israel-quer-restringir-atividade-de-redes-sociais-e-internet-no-pais-5571470.html
 
Pagina 12, Argentina
Rocco Sciarrone, sociólogo e professor da Universidade de Turin, fala sobre corrupção na Itália: “A corrupção, um fenômeno sistêmico”. Coordenador de recente pesquisa, Sciarrone afirma que a corrupção é um fenômeno sistêmico e descentralizado na Itália. E ela mudou o papel da política. “As regiões passaram a gerir setores importantes como a saúde pública.”
https://www.pagina12.com.ar/10755-la-corrupcion-un-fenomeno-sistematico
 
Os Macri em busca do paraíso. Denúncia sobre uma conta bancária em New York de Maurício Macri e sobre esconderijos fiscais. O deputado Dario Martinez juntará à justiça detalhes de 50 empresas offshere e pedirá medidas para a produção de provas a partir de um dado chave: uma conta do atual presidente Macri em banco suíço com filial em NY.
https://www.pagina12.com.ar/10779-i%E2%99%A5ny
 
Esquerda.net, Portugal
A economia europeia no caminho neoliberal.  Um novo consenso começa a formar-se à volta de uma retomada do investimento público. A questão está em saber por que uma medida tão benéfica não é aplicada. Artigo de Michel Husson.
http://www.esquerda.net/artigo/economia-europeia-no-escorrega-neoliberal/46055
 
Telesur, Venezuela
Papa Francisco: o capitalismo tomou o Natal como refém. O Sumo Pontífice assinalou que os conflitos no Oriente Médio têm suas raízes em interesses políticos não religiosos
http://www.telesurtv.net/news/Papa-El-capitalismo-tomo-como-rehen-la-Navidad-20161225-0030.html
 



Créditos da foto: reprodução