O jornalismo de esquerda precisa de você. Venha ser parceiro Carta Maior. Doe agora!
Seja Parceiro Carta Maior

Clipping Internacional - 19/04/2017

Alterações nos planos de aposentadoria levaram à violência em Brasília. Membros de dos sindicatos de policiais entraram em conflito com forças de segurança

19/04/2017 10:37

Carta Maior

BRASIL
 
The Guardian, Inglaterra
A Suprema Corte brasileira determina o campeão do campeonato brasileiro – 30 anos depois. Ela determinou que o Sport Recife bateu o Flamengo para conquistar o título após décadas de disputa sobre competições paralelas.
https://www.theguardian.com/world/2017/apr/19/brazils-top-court-names-football-league-champions-30-years-on
 
The Guardian, Inglaterra
Polícia invadiu Congresso no Brasil contra proposta de mudanças na idade de aposentadoria. Alterações nos planos de aposentadoria levaram à violência em Brasília, quando membros dos sindicatos de policiais entraram em conflito com  as forças de segurança do Congresso.
https://www.theguardian.com/world/2017/apr/19/brazil-police-storm-congress-over-proposal-to-raise-retirement-age
 
El País, Espanha
Artigo de Eliana Brum. Escola Sem Pinto. Como a tentativa de censura a um livro didático no norte do país mostra que, no Brasil atual, a ignorância não é apenas uma tragédia nacional, mas um instrumento político usado por milícias de ódio
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/04/18/america/1492531906_498829.html
 
Página 12, Argentina
Lula ganha a todos no Brasil. Favorito para 2018, a última pesquisa confirma sua ascensão. Se as eleições fossem hoje, Lula ganharia contra qualquer adversário no primeiro turno. O repúdio às reformas trabalhista e previdenciária derruba as chances da coalizão oficial que derrubou Dilma no ano passado.
https://www.pagina12.com.ar/32623-lula-les-gana-a-todos-en-brasil
 
Agora Cunha culpa Temer pelo golpe. Segundo o ex-presidente da Câmara dos Deputados, o atual mandatário revisou o documento que deu curso ao golpe institucional emprestando-lhe seu aval. Apesar das acusações mútuas, a ex-presidente Dilma Rousseff os considera “sócios no golpe anti-democrático”.
https://www.pagina12.com.ar/32553-ahora-cunha-culpa-a-temer-por-el-golpe
 
Le Monde, França
Lava jato: a amplitude da corrupção no Brasil exibida em video. As audiências judiciais dos funcionários do grupo Odebrecht presos nos quadros da investigação são tornadas públicas. Eles espirram em toda a classe política.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2017/04/14/lava-jato-l-ampleur-de-la-corruption-au-bresil-s-affiche-en-video_5111482_3222.html
 
RFI, França
FMI projeta crescimento fraco para o Brasil em 2017 e 2018. O Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou nesta terça-feira (18) que o Brasil terá uma mínima expansão econômica de 0,2% em 2017 e crescerá 1,7% no ano seguinte, enquanto o país ainda luta para superar a pior recessão de sua história.
http://m.br.rfi.fr/americas/20170418-fmi-reduz-previsao-de-crescimento-da-america-latina-em-2017-11
 
El Telégrafo, Equador
Dilma Rousseff volta à Suprema Corte para pedir nulidade por sua destituição, após a confissão de Temer. Dos 39 deputados envolvidos na delação da Odebrecht, 21 votaram pela queda da primeira mulher eleita presidente no Brasil.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/rousseff-vuelve-a-la-corte-para-pedir-nulidad-de-su-destitucion-tras-confesion-de-temer
 
 
MUNDO
 
El País, Espanha
Maduro denuncia um “complô militar” algumas horas antes da marcha da oposição. O presidente da Venezuela anunciou a prisão de um  dos cabeças.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/04/19/actualidad/1492567998_872008.html
 
Esquerda.net, Portugal
Venezuela: Plataforma cidadã alerta para risco de confrontação violenta. Na Venezuela, multiplicam-se as manifestações de rua dos setores governamentais do PSUV e da oposição da MUD. A plataforma cidadã em Defesa da Constituição alerta que a sociedade venezuelana está “à beira de uma confrontação violenta”. Maduro anuncia expansão da milícia bolivariana.
http://www.esquerda.net/artigo/venezuela-plataforma-cidada-alerta-para-risco-de-confrontacao-violenta/48196
 
Página 12, Argentina
Mélenchon luta na campanha presidencial. A esquerda radical disputa um lugar de luxo na corrida. A alguns dias do primeiro turno que será domingo próximo, o movimento político de Mélenchon acelera seu crescimento e se dá ao luxo de deslocar do terceiro lugar o católico tatcheriano Fillon.
https://www.pagina12.com.ar/32591-melenchon-pelea-la-campana-presidencial
 
L’Humanité, França
Mélenchon: “eu sou o candidato da igualdade e da justiça social”.
http://www.humanite.fr/melenchon-dijon-je-suis-le-candidat-de-legalite-et-de-la-justice-sociale-634989
 
Los Angeles Times, EUA
Trump disse que navios da Marinha estavam se dirigindo para a Coréia do Norte. Mas eles estavam indo na direção contrária.
http://www.latimes.com/world/asia/la-fg-north-korea-aircraft-carrier-20170418-story.html
 
The Nation, EUA
Trump para Erdogan: congratulações pela sua ditadura! A chamada do presidente para o líder crescentemente autocrático da Turquia envia uma mensagem de desatenção com a democracia.
https://www.thenation.com/article/trump-to-erdogan-congrats-on-your-dictatorship/



Créditos da foto: Carta Maior