Política

Exército fez treinamento para enfrentar organizações de esquerda em 2020

Na Operação Mantiqueira, realizada em 2020, candidatos as Forças Especiais do Exército foram treinados para enfrentar organizações de esquerda, colocadas como os principais inimigos

08/12/2021 14:30

(Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Créditos da foto: (Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

 
Segundo documentos divulgados pelo site The Intercept, na Operação Mantiqueira de 2020, realizada na cidade de Piquete, no interior de São Paulo, os inimigos enfrentados pelos candidatos a Força Especial do Exército foram os militantes do "Movimento de Luta pela Terra", o MLT.

Ainda segundo o roteiro, o MLT seria uma dissidência do "Partido dos Operários" (PO), e que recruta pessoas para o "Exército de Libertação do Povo Brasaniano" (ELPB). As organizações são referências claras ao PT, ao MST e Exército de Libertação Nacional da Colômbia, ainda que existam no país "fictício" de Brasânia. O ELPB é descrito como um grupo criminal que também possui objetivos políticos no exercício que emula o massacre à Guerrilha do Araguaia, e ainda faz coro com a ideia delirante de que a mídia apoiaria a esquerda no Brasil, ao dizer que "Uma ala mais tendenciosa da imprensa vem acompanhando o ELPB de forma velada, com notícias que buscam divulgar o caráter ‘democrático e de liberdade’ que o ELPB ‘defende’”.

O coletivo Mídia Ninja também aparece no documento, mas com o nome de "Mídia Samurai". Na história, aparecem ainda "Pedro João Cavalero", referência a João Pedro Stédile, do MST, e "a deputada estadual Erica Ericsson", que segundo o The Intercept, seria uma referência a deputada estadual paulista Erica Malunguinho, ou a vereadora de São Paulo Erika Hilton, ambas mulheres trans e negras do PSOL.

Este exercício deixa claro quem são aqueles vistos como inimigos pelo Exército, cuja função primordial é reprimir os trabalhadores e os movimentos de esquerda, como já foi visto na Ditadura empresarial-militar e também nas favelas do Rio de Janeiro, mais recentemente.

*Publicado originalmente em Esquerda Diário



Conteúdo Relacionado