Soberania Nacional

Cinco Falácias do sr. Silva e Luna, atual presidente da Petrobrás, na Câmara dos Deputados

 

26/09/2021 12:58

Presidente da Petrobras participa de debate na Câmara sobre a situação da operação das termelétricas e do o preço dos combustíveis (Cleia Viana/Agência Câmara)

Créditos da foto: Presidente da Petrobras participa de debate na Câmara sobre a situação da operação das termelétricas e do o preço dos combustíveis (Cleia Viana/Agência Câmara)

 
O sr. Joaquim Silva e Luna, atual presidente da Petrobrás, fez exposição e participou de debate na Câmara dos Deputados no dia 14 de setembro de 2021. (1)

Nesse artigo são analisados os argumentos apresentados.

Custos da produção e preços dos combustíveis

O sr. Silva e Luna sustentou:

“Com relação a preços de combustíveis. Inicialmente, apresentamos o preço da gasolina, que é um dos temas bastante sensíveis, afeta a todos nós. Queremos demonstrar o seguinte: a parte que corresponde à Petrobrás, que é da ordem de 2 reais, considerando esse valor de 6 reais por litro, e aí entra a parcela que cabe à Petrobrás para cobrir custo de produção e refino do óleo, isso aí, dependendo, chega até 10 anos esse percurso, para chegar até a refinaria.” (1)

Com relação ao preço da Gasolina C, o preço de realização da Petrobrás corresponde à 33,5% do preço ao consumidor (2). A informação apresentada por Silva e Luna, tomando como referência o preço de R$ 6,00 por litro, está correta.

No entanto, o argumento é falacioso, porque trata-se de informação incompleta para se avaliar a política de preços da Petrobrás, os custos da estatal e sua justa remuneração.

:: Clique aqui e continue a ler este texto no blog do autor ::



Conteúdo Relacionado